Expointer 2019 sediará 7ª Mostra da Raça Girolando

Expointer 2019 sediará 7ª Mostra da Raça Girolando

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Raça vem crescendo no Sul do Brasil por apresentar alta produção e baixo custo de criação, raça Girolando está confirmada para o evento.

A 42ª edição da Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários) terá um número maior de bovinos leiteiros, com 17,66% exemplares a mais que em 2018. A Girolando está entre as quatro raças leiteiras confirmadas para o evento, que sediará a 7ª Mostra da Raça Girolando. Criadores de Girolando de cinco municípios do Rio Grande do Sul concorrerão no julgamento da Mostra.

A competição está agendada para o dia 24 de agosto, a partir das 14h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. O jurado Marcelo Cembranelli será o responsável pela escolha dos Grandes Campeões Girolando da Expointer. A fêmea ganhadora do troféu de Grande Campeã representará a raça no desfile oficial dos grandes campeões da Expointer, marcado para a manhã do dia 30 de agosto.

A entrega das premiações aos expositores vencedores ocorrerá no dia 25 de agosto. Na ocasião, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando comemorará seus 10 anos de fundação. A entidade integra o Programa de Fomento da Raça Girolando, conduzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, cujo objetivo é apoiar financeiramente as ações promocionais dos núcleos criadores para consolidação da raça em todo o país.

No Rio Grande do Sul, o número de rebanhos registrados de Girolando vem crescendo nos últimos anos, especialmente nas regiões de clima mais quente. Como a raça é rústica, consegue manter uma boa produção de leite, mesmo em localidades com temperaturas mais elevadas, como é o caso de parte do Rio Grande do Sul. “A demanda pelo Girolando vem aumentando no Sul do Brasil, percebemos isso pelo aumento nas vendas de sêmen de Girolando. Grande parte das propriedades que estão aderindo à raça é de pequeno porte e de agricultura familiar, que trabalham com baixo custo de investimento. Esse é um cenário onde a raça Girolando tende a se comportar melhor que as raças taurinas por ser mais rústica, mas sem perder produtividade”, informa o jurado e técnico da associação Marcello Cembranelli.

A pecuarista Roberta Quinteiro de Medeiros Rigol, de Alegrete (RS), é uma das expositoras inscritas para a Expointer e acredita que a raça garante maior rentabilidade à atividade leiteira. “Além de ter um custo de produção baixíssimo, a raça Girolando permite ter animais com produção igual ou superior a de outras raças, e com qualidade. É uma excelente alternativa para qualquer produtor, principalmente os pequenos produtores”, destaca a pecuarista.

A 7ª Mostra da Raça Girolando é organizada pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A Expointer 2019 acontece de 24 de agosto a 1° de setembro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com