Faroeste: Peões tinham recompensa para “parar” nessa fera

Faroeste: Peões tinham recompensa para “parar” nessa fera

PARTILHAR
Foto: Coastal Cowboy Ranch & Rodeo

O século passado sempre reservará belas histórias pra contar; havia uma recompensa de US$ 20 mil para quem parasse no lombo dessa fera

John Wayne e Clint Eastwood podiam muito bem estar por trás dessa história, mas diferente da ficção criada em dezenas de filmes destes diretores essa história é real. A verdade é que graças aos emblemáticos westerns (filmes de cowboys) conseguimos ter uma ideia de como era o faroeste (palavra que tem origem no termo “far west”, oeste longíquo), e como as pessoas se comportavam.

O papel destemido do cowboy americano sempre foi ovacionado em milhares de cinemas em todo o mundo, mas, de tudo que se via nas telonas, o que é verdade?

Foto: Coastal Cowboy Ranch & Rodeo

Em foto (acima) recente postada no Instagram, Darren Brooker, postou a seguinte mensagem – “Rodeio no Alasca 1983, conheça Wipeout, touro da raça iaque preto tibetano. Ele deu muitas noites de insônia aos peões. Havia uma recompensa de $ 20.000 dólares a parada nele. “Eu até que tentei, mas como você pode ver por esta foto, o fim estava próximo!”

Sobre a fera selvagem, mencionada acima.

Foto: Reprodução da Internet

Sobre o Iaque preto tibetano

O iaque preto tibetano é da família dos bovinos, tem porte grande e é extremamente peludo, além de um cupim bem saliente. Ele vive em terras altas, principalmente na região do Tibete, China. Os tibetanos criam iaques há centenas de anos, para usá-los como animais de trabalho e também como fonte de alimento. O iaque é da mesma família do boi, do búfalo e do bisão. Seu nome científico é Bos grunniens.

Foto: Wikipédia

Há alguns iaques selvagens, mas eles são raros. Esse tipo de iaque tem pelo castanho-escuro e grandes chifres. Os machos selvagens podem pesar até 1.000 quilos. As fêmeas são menores. Os iaques selvagens vivem em bandos formados por fêmeas e animais jovens. Os machos adultos vivem sozinhos ou em grupos menores.

Os iaques domesticados são muito menores que os selvagens. Seu pelo pode ser ruivo, castanho, preto ou preto e branco. Eles têm chifres menores que os iaques selvagens. Alguns iaques domesticados não têm chifres.

As pessoas usam os iaques domesticados para transportar cargas pesadas. Eles também são criados por causa da carne e do leite. O pelo é aproveitado para fazer cordas e tecidos. A pele é usada na produção de chapéus, casacos e cobertores.

TOP 10 filmes de faroeste

Foto: Reprodução da Internet

TOP 10 filmes inesquecíveis para os fãs de faroeste, reunidos em uma lista dos melhores filmes de bangue-bangue no cinema:

  1. Sete Homens e Um Destino (EUA, 1960)
  2. Pistoleiros do Entardecer (EUA, 1962)
  3. O Homem Que Matou Facínora (EUA, 1962)
  4. Quando Um Homem É Homem (EUA, 1963)
  5. Por um Punhado de Dólares (EUA, 1964)
  6. Shenandoah (EUA, 1965)
  7. Por Uns Dólares a Mais (EUA, 1965)
  8. Nas Trilhas da Aventura (EUA, 1965)
  9. Três Homens em Conflito (EUA, 1966)
  10. Os Profissionais (EUA, 1966)

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.