Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Fávaro e Padilha debatem propostas para a recuperação de áreas degradadas

O encontro no Mapa também traçou a agenda prioritária do setor agropecuário junto ao Congresso Nacional.

Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro-chefe de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (31), para falar sobre as pautas prioritárias da agropecuária brasileira e debater as propostas apresentadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Entre as principais propostas apresentadas está a recuperação de áreas degradadas. Desde o ano passado, o Mapa vem trabalhando no projeto para a conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, o que pode, praticamente, dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento.

Considerado o maior plano de produção sustentável de alimentos do mundo, o projeto se tornou uma ação do Governo Federal por meio do Decreto nº 11.815, que instituiu o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção.

Padilha entregou as propostas do Grupo de Trabalho Áreas Degradadas do Conselhão.

“Vamos construir junto com o ministro Fávaro uma proposta de recuperação das terras degradadas”, declarou o ministro-chefe de Relações Institucionais.

Além da recuperação e conversão das áreas avaliadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, o Programa prevê a adoção de medidas de rastreabilidade e sustentabilidade que contribuem com a segurança alimentar e climática do planeta.

“Podemos e vamos intensificar a produção de alimentos sem avançar nas áreas preservadas do país e, mais, fazendo a cobertura foliar, o tratamento do solo, permitindo, inclusive, o sequestro de carbono”, detalhou Fávaro.

Durante o encontro, Padilha também tratou com Fávaro a agenda prioritária do Congresso Nacional para o setor agropecuário e o reforço para o Plano Safra 2023/2024 e também as medidas de transição energética em ações como o Hidrogênio Verde e o Combustível do Futuro.

Ministro Fávaro e Padilha
Foto: Mapa/Divulgação

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM