Fazenda aposta em genética e aumenta 10% de carne por suíno

JA Agropecuária comemora aumento na produtividade aliando automação e genética; o resultado disso foi um aumento de 10% de carne por animal

Buscar melhores resultados e garantir bem-estar animal. Alicerçada nestas premissas, a família Van Den Broek, proprietária da granja JA Agropecuária, comemora seus resultados após modernização da propriedade e escolha pela genética Topigs Norsvin, presente na propriedade desde os anos 80.

Localizada no município de Holambra, interior de São Paulo, a fazenda vem passando por uma série de mudanças desde que começou o processo de sucessão familiar, quando Rafael e o primo Kollien passaram a somar forças a João e Alberto Van Den Broek, trazendo novas soluções, advindas de suas experiências adquiridas no continente europeu.

granja aposta na seleção no plantel em detrimento ao aumento do número de animais

De acordo com Rafael, que hoje atua no administrativo da granja, as mudanças foram iniciadas em 2020. “Fizemos um aporte financeiro considerável para colocar em prática todas as atualizações que trouxe da minha experiência na Holanda. Hoje, pouco mais de dois anos depois, vemos que nossos índices econômicos melhoraram consideravelmente”, conta.

Da esquerda para a direita: João Gilberto Mario Van Den Broek, Kollien Van Den Broek, Rafael Van Den Broek e Alberto Pedro Van Den Broek.
Da esquerda para a direita: João Gilberto Mario Van Den Broek, Kollien Van Den Broek, Rafael Van Den Broek e Alberto Pedro Van Den Broek.

Ele acredita que a tecnificação precisa caminhar junto com a genética de ponta. “Meu pai trabalha com a seleção da Topigs Norsvin há décadas e sempre obteve bons resultados. Porém, quando automatizamos o processo, vimos a produção decolar”, destaca.

Somando todas estas ferramentas e, contando com o suporte dos técnicos da Topigs Norsvin, Rafael comemora os índices alcançados. “Preferimos investir na seleção, ao invés de aumentar nosso plantel. O resultado disso foi um aumento de 10% de carne por animal. Ou seja, após dois anos de trabalho, produzimos de 10 a 12 toneladas a mais de carne suína por semana”, diz.

Para o Diretor de Negócios & Marketing da Topigs Norsvin Adauto Canedo, o desenvolvimento da JA Agropecuária está alinhado com o propósito da empresa junto a seus clientes. “A equipe Topigs Norsvin preza, principalmente, pelo bom desempenho das nossas linhagens no campo. Conferir esta evolução na prática é muito satisfatório e mostra que estamos no caminho certo, tanto na oferta de uma genética de ponta, como no suporte que oferecemos aos nossos clientes e parceiros”, garante.

Bem-estar e biossegurança

Com base em normativas de bem-estar animal, a JA Agropecuária readequou o piso das baias, atendendo as porcentagens de pisos ripados e não ripados, aumentou o espaço por animal em 1.1%, o que reflete no ganho de peso dos animais, e investiu em climatização. “A temperatura dos nossos galpões é constante, independente do clima fora, o que evita o estresse do rebanho”, salienta Rafael.

Com relação à biosseguridade, a família Van Den Broek é criteriosa. “Nossa granja está localizada em um local estratégico e só recebemos técnicos e prestadores de serviço após o vazio sanitário. Também destinamos um local específico para animais mortos e um sistema de limpeza para os caminhões. Isso nos garante um maior controle com relação a biossegurança”, relata o administrador.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM