PARTILHAR

Zootecnistas empreendedoras de Campo Grande (MS) falam sobre o acompanhamento de abate em bovinos na rádio CBN.

Uma das áreas que vem sendo exploradas com novos empreendimentos por zootecnistas é a assessoria técnica no abate de animais. Os trabalhos no setor e como o segmento funciona foram explicados, recentemente, pelas zootecnistas Laura Antunes e Isabela Vieira, que, juntas, abriram uma empresa na área. As informações são da CBN Agro, do Mato Grosso do Sul.

Segundo Laura, o acompanhamento do abate já é uma questão cultural, principalmente, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a zootecnistas, ela e Isabela resolveram explorar a área por perceberem que muitas produtores não tinham intimidade com o processo, nem com procedimentos operacionais padrões, que costumam ser estabelecidos pelos próprios frigoríficos e indústrias.

“A gente entendeu o momento de colocar isso para o pecuarista de uma forma mais técnica”, explicou.

“Então nós entendemos a necessidade de colocarmos isso de uma forma mais técnica para eles. Eu passei uma temporada numa grade empresa, para conhecer melhor os processos operacionais e trazer aos produtores essa cobrança de ajustes”.

Ela explica: “Se você levar em consideração que grande parte do processo é manual, isso torna o processo extremamente passível de ajustes. Nosso trabalho é detectar com mais facilidade e em tempo hábil de correção, as discrepâncias e as negligências que exercem impacto negativo sobre o rendimento do produtor”.

Através de uma avaliação do histórico dos animais e do acompanhamento do abate no frigorifico, a proposta de uma empresa especializada é ser os “olhos do pecuarista” dentro da indústria. “O que garantimos é o respaldo técnico em todas as etapas do processo. Cada vez que a carcaça passa por um dos procedimentos, é preciso que se cumpram os padrões acordados. A partir disso, caso detectamos qualquer desvio do padrão, conseguimos corrigir imediatamente, evitando prejuízos ao pecuarista”. Relata a Zootecnista e sócia proprietária da Pro Arroba, empresa do segmento, Lawrene Antunes.

Para conferir as explicações completas das zootecnistas, assista a entrevista abaixo.

Consultoria técnica no abate é decisiva no lucro do pecuarista

JBS lança bonificação simplificada para categoria desvalorizada

Via ABZ

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com