Frente fria chega com tempestades no Brasil; veja onde

Uma nova frente fria mantém as condições de chuvas abrangentes sobre a região Sul, com possibilidade de eventos adversos como granizo, vendavais e chuvas intensas; confira a previsão do tempo para a sua região

Nesta quinta-feira, o Brasil continua a ser palco de um cenário meteorológico diversificado, com destaque para a persistência de chuvas abrangentes em várias áreas, particularmente no norte da região Nordeste, onde as condições de precipitações estão em ascensão.

O aumento das instabilidades sobre o norte do Nordeste está diretamente relacionado às oscilações de altitude, impulsionadas pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), segundo a análise de meteorologistas da Agrolink. Esse fenômeno contribui para o levantamento do ar em algumas regiões, enquanto, simultaneamente, promove a descendência do ar, reforçando a massa de ar seco no restante da região e no Sudeste, resultando em uma diminuição das condições de chuvas nessas áreas.

As instabilidades persistem na faixa noroeste/sudeste, mantendo as condições de chuvas elevadas desde o norte do país até os estados de São Paulo e Paraná, abrangendo todos os setores do Centro-Oeste.

Na região Sul, uma nova frente fria surge como protagonista, prometendo trazer consigo condições de tempestades em algumas áreas do Rio Grande do Sul.

A Bolha de Calor mantém-se ativa sobre os países vizinhos, embora tenha experimentado um ligeiro enfraquecimento. As temperaturas continuam elevadas em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Região Norte

As instabilidades atmosféricas deslocam-se em direção ao norte da região Norte, intensificando as condições de chuva e prevendo volumes significativos sobre o norte do Amazonas. Apesar da tendência de irregularidade, as chuvas são altamente prováveis em todos os setores da região, com exceção ao nordeste de Roraima.

Região Nordeste

A presença do VCAN fortalece as instabilidades na faixa norte da região Nordeste, aumentando significativamente as condições de chuvas em estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Embora as chuvas se apresentem de forma isolada, têm potencial para serem fortes, com acumulados previstos de até 35 mm em algumas localidades.

Região Centro-Oeste

As condições de precipitação são mais abrangentes do que nos dias anteriores, com uma redução prevista na quantidade do volume. No Mato Grosso do Sul, as instabilidades devem ser mais recorrentes, com risco de tempestades isoladas e passageiras. As temperaturas permanecem elevadas, especialmente no oeste e sul do estado.

Região Sudeste

Uma massa de ar seco avança para a região central do sudeste, reduzindo as instabilidades no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. As chuvas deslocam-se para setores ao sul, como na metade sul de Minas Gerais, estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar das chuvas isoladas, as temperaturas permanecem elevadas.

Região Sul

Uma nova frente fria mantém as condições de chuvas abrangentes sobre a região Sul, com possibilidade de eventos adversos como granizo, vendavais e chuvas intensas. Os maiores acumulados estão previstos para o centro do Rio Grande do Sul e leste do Paraná. Mesmo com a presença de chuvas, as temperaturas seguem elevadas em algumas áreas de Santa Catarina e Paraná.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM