PARTILHAR

O 30º Curso de Melhoramento de Gado de Corte da Embrapa – GENEPLUS acontecerá em Campo Grande – MS no período de 17 a 20 de julho de 2018.

A pecuária de corte brasileira vem mantendo, desde 2004, posição de destaque no mercado internacional, mesmo tendo que alocar cerca de 80% de sua produção para o abastecimento do mercado interno. Em 2017, alcançando mercados de 92 países, foram exportadas 1,88 milhão de toneladas com receita estimada de 7,9 bilhões de dólares (Dados da ABIEC, Sumário 2017).

A partir de 2014, no entanto, o setor passou a enfrentar algumas turbulências. No mercado interno observa-se queda do consumo de carne, em decorrência da perda de poder aquisitivo da população, com média de 35,8 kg/habitante em 2017.

Geneplus: Programa de melhoramento genético de gado de corte

Os produtores, por sua vez, ainda convivem com preços comprimidos na arroba de boi gordo e no bezerro de corte. Sinais positivos, no entanto, vêm sendo observados no ambiente externo. A recente decisão da OIE – Organização Internacional de Epizootias – declarando o território nacional livre de aftosa com vacinação e a expectativa de liberação desta vacina, em médio prazo, abrem para o país novos horizontes no mercado internacional, especialmente, da Ásia e América do Norte.

Leia também

Ainda neste ambiente, a recente entrada da Índia, superando, atualmente, o Brasil, no fornecimento de carne, embora em sua maior parte proveniente de búfalo, pode se converter em estímulo para que a pecuária brasileira, buscando melhorar a qualidade do seu produto – essencialmente de origem bovina –, conquiste mercados mais nobres.

Para isto, no entanto, além da necessidade de um ambiente político-econômico favorável, precisamos aprimorar, permanentemente, nossos sistemas de produção pela aplicação de tecnologias em todas as áreas da ciência animal. Desta forma, em cumprimento de nossa missão e como atividade de transferência de tecnologia do nosso Centro de Pesquisa, temos a satisfação de oferecer a 30ª edição do Curso de Melhoramento de Gado de Corte Embrapa-Geneplus.

Como sempre procuramos fazer ao longo deste período, desde 1996, considerando-se o sistema produtivo como um todo e tendo a genética como ponto central, nossa intenção é proporcionar àqueles que nos honrarem com a presença, uma nova oportunidade para capacitação, atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do nosso negócio.

Inscrições pelo site, clique aqui.

Público-alvo

Rede de assistência técnica oficial e privada, gerentes de empreendimentos pecuários, associações de criadores e centrais de inseminação, criadores, técnicos em agropecuária, engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários, zootecnistas,
administradores e estudantes de ciências agrárias (dois últimos anos).

Realização

Embrapa Gado de Corte e Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus.

Coordenação e Organização

Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, Paulo Roberto Costa Nobre, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Marilene Veiga Miranda Fonseca, Luiz Antonio Dias Leal e Rosana Terezinha de Almeida.

Local

  • De 17/07 a 19/07: Auditório Nelore, Embrapa Gado de Corte, BR 262 km 4, Zona Rural (Saída para Aquidauana), Campo Grande, MS.
  • Dia 20/07: Manhã: Fazenda Modelo, Município de Terenos, MS; saída da Sede da Embrapa Gado de Corte às 7h30;
  • Tarde: Retiro da Área de Melhoramento, saída da Sede da Embrapa Gado de Corte às 13h30; e Área de Confinamento do Curral da Sede.

Raça Brangus cresce mais de 80% no Brasil em dez anos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com