Gigante do agro enfrenta batalha judicial de investidores nos EUA

Após o anúncio da investigação e o afastamento do diretor financeiro, a empresa registrou uma perda de US$ 9 bilhões em valor de mercado, com uma queda de 24% nas ações da empresa na bolsa de Nova York; confira

Três semanas após revelar ao mercado que está sob investigação devido a inconsistências contábeis em seu segmento de nutrição, a Archer Daniels Midland (ADM) está se preparando para uma prolongada disputa nos tribunais americanos.

Escritórios de advocacia nos Estados Unidos estão buscando publicamente investidores prejudicados pelos problemas contábeis da empresa, que resultaram em uma queda drástica no valor de mercado.

Após o anúncio da investigação e o afastamento do diretor financeiro, Vikram Luthar, a ADM registrou uma perda de US$ 9 bilhões em valor de mercado, com uma queda de 24% nas ações da empresa na bolsa de Nova York. Vários bancos e instituições financeiras retiraram suas recomendações de compra das ações da multinacional.

Diversos escritórios de advocacia, incluindo o The Law Office of Frank R. Cruz e o Robbins Geller Rudman & Dowd LLP, estão abrindo ações coletivas para representar investidores que compraram ações da ADM entre abril de 2020 e janeiro de 2024. Eles alegam que a empresa fez divulgações falsas sobre seu balanço e práticas contábeis, o que não refletiu com precisão o desempenho e as perspectivas do negócio.

A ADM, que viu seu segmento de nutrição dobrar de tamanho em quatro anos devido a aquisições estratégicas, tem uma forte presença no Brasil, onde possui 11 fábricas de nutrição humana e animal, além de várias unidades de originação e processamento de grãos.

Procurada para comentar, a ADM não se pronunciou sobre o assunto. Entretanto, analistas apontam que a empresa pode enfrentar não apenas perdas financeiras significativas, mas também um aumento do escrutínio regulatório, o que pode impactar toda a organização.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM