Governo federal anuncia R$ 250 milhões para a fabricação de máquinas agrícolas

O anúncio foi feito pelo ministro Paulo Teixeira durante a solenidade de posse na diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) para o período de 2024-2028, em Porto Alegre; confira

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, revelou um aporte significativo de R$ 250 milhões destinado ao setor de máquinas e implementos agrícolas. O anúncio foi feito durante a solenidade de posse na diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) para o período de 2024-2028, em Porto Alegre.

O financiamento, a ser disponibilizado através de um edital a ser lançado em março pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa impulsionar a mecanização da agricultura familiar, conforme destacou Teixeira. Além disso, o ministro adiantou a existência de outro edital em andamento pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, direcionado à produção de máquinas e tecnologia.

O tema foi objeto de discussão em uma reunião com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers). Durante o encontro, Teixeira demonstrou apoio ao setor ao posar para fotos em um pequeno trator. O diálogo também enfatizou o potencial das indústrias gaúchas, responsáveis por 65% da frota utilizada no Brasil, para suprir a demanda nacional e evitar a importação de tratores, especialmente da China.

O presidente do Simers, Cláudio Bier, expressou confiança nas oportunidades de financiamento oferecidas pelo governo para o desenvolvimento de máquinas adaptadas às necessidades dos agricultores, especialmente aqueles do Nordeste, que demandam máquinas de menor porte.

Teixeira também confirmou sua participação na Expodireto, destacando que aproveitará a oportunidade para visitar as fábricas locais e avaliar de perto o potencial do setor de máquinas agrícolas do Rio Grande do Sul. “Ele ficou impressionado com o potencial das nossas indústrias. E isso será mais um elemento de vendas que vamos ter na Expodireto. Então tudo isso ajuda e certamente vai trazer negócios para o nosso setor”, complementou Bier.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM