Hora do trato influencia na hora do parto das vacas

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Veja aqui como simplificar a época de parto, uma simples mudança no manejo pode resultar em mais vacas parindo durante o dia. 

A época de parto é uma época crítica do ano nas operações de cria de vacas. O parto, especialmente durante os meses de inverno, pode ser um desafio. Se você estiver interessado em simplificar a época de parto, o tópico desta semana aborda uma simples mudança no manejo que pode resultar em mais vacas parindo durante o dia. 

O parto durante o dia significa que os bezerros nascem durante os períodos de temperaturas mais quentes, as vacas parindo são mais fáceis de encontrar e fornecer assistência se necessário e, consequentemente, mais bezerros salvos e vivos. A simples mudança de manejo que leva a mais vacas parindo durante o dia? Alimentando vacas à noite.

Existem vários conjuntos de dados coletados ao longo do tempo que indicam que alimentar vacas ao entardecer aumentará o número de vacas parindo durante o dia. Tenha em mente que alimentar as vacas à noite não elimina completamente as vacas parindo durante a noite, mas resulta em uma porcentagem nitidamente maior de vacas parindo durante o dia. 

Em um dos maiores ensaios realizados, 1.331 vacas em 15 fazendas em Iowa foram alimentadas uma vez ao dia ao anoitecer, 85% dos bezerros nesses rebanhos nasceram das 6h às 18h. Ressalta-se que a mudança da alimentação matutina para a noturna pode ser feita uma semana antes do parto e resultar no benefício de mais bezerros nascidos durante o dia. Mas lembre-se de que a alimentação noturna por várias semanas antes da época do parto é ainda mais eficaz para obter mais bezerros nascidos durante o dia. 

Fonte: Drovers

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com