IATF: Tecnologia cresce 23,6% em 2019

IATF: Tecnologia cresce 23,6% em 2019

PARTILHAR
Foto: Personal PEC

Tecnologia consolidada há alguns anos cresceu 23,6% em 2019; do total de fêmeas bovinas inseminadas no ano passado, 87% foram com o protocolo.

Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP – O Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) elabora, desde 2002, estudo para avaliar o desempenho do mercado de protocolos de sincronização para o emprego da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bovinos. Esses dados são comparados com as informações divulgadas pela ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), quanto ao número de doses de sêmen comercializadas (INDEX ASBIA), buscando estimar a expansão da IATF no mercado de inseminação artificial no Brasil.

Em 2019, 87% das inseminações em bovinos foram realizadas por IATF e 13% por detecção de cio.

Base de cálculo para o número de IATF

As informações são disponibilizadas anualmente pela indústria de produtos farmacêuticos veterinários que comercializam protocolos de sincronização para IATF.

Para o cálculo do número de protocolos de IATF, considerou-se o número de dispositivos de progesterona comercializados, e respectivas reutilizações. Subtraiu-se desse número a quantidade de protocolos para sincronização de receptoras de embrião (TETF).

Foto: Personal PEC

Base de cálculo para o número de doses de sêmen comercializadas

Para o cálculo do número de doses de sêmen comercializadas no Brasil (estimativa para o número de inseminações realizadas por ano) foi utilizado o INDEX ASBIA com correção para 100% do mercado. Para o ano de 2019, foi considerado que o INDEX ASBIA representou 95% do mercado de sêmen no Brasil. O número de doses de sêmen comercializadas (cliente final, mais prestação de serviços, menos doses exportadas) foi de 18.886.557, crescimento de 18,8% na comparação com 2018 (15.367.943 doses).

Considerações sobre o mercado de IATF Verificou-se crescimento de 23,6% no mercado de IATF em relação ao ano anterior (2018 vs 2019). Em 2019 foram comercializados 16.382.488 de protocolos, comparados aos 13.259.690 em 2018. Esses dados são indicativos de que 87% das inseminações no Brasil em 2019 foram realizadas por IATF, demonstrando a consolidação dessa tecnologia no mercado de inseminação artificial. Os dados com a evolução do mercado, desde 2002, estão apresentados no gráfico abaixo.

Fonte: Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP

Gráfico 1. Número de inseminações artificiais efetuadas(IA; número doses de sêmen comercializado levando em consideração o Index ASBIA de 2002 a
2019, corrigido para 100% do mercado), número de IATF realizadas (informações disponibilizadas pela indústria de produtos farmacêuticos
veterinários) e proporção de IATF em relação ao número de inseminações efetuadas no Brasil de 2002 a 2019.

Fonte Prof. Pietro S. Baruselli / Departamento de Reprodução Animal (VRA) / Departamento de Reprodução Animal (VRA) / Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) / Universidade de São Paulo (USP) via USP

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.