Idade dos bovinos pelo dente, veja como saber!

Idade dos bovinos pelo dente, veja como saber!

PARTILHAR
Foto: Divulgação

A forma mais correta para determinar a idade aproximada dos bovinos é utilizada a avaliação visual da dentição. Animais jovens tem premiações no abate!

Mensurar a idade fisiológica do animal é de extrema importância, pois não somente melhora o sistema de classificação das carcaças, como permite uma descrição mais precisa das carcaças para a indústria de carnes. Veja como identificar a idade dos bovinos pelo dente!

É possível descobrir a idade dos bovinos através da arcada dentária, analisando os tipos de dentes, tamanho, localizações, período de troca dos de leite em definitivos, desgastes naturais e perdas. A estimativa da idade por este método pode variar de acordo com a raça e a precocidade do animal.

Nos frigoríficos, no momento do abate é realizado inspeção visual da boca dos animais para verificar sua dentição e determinar a idade. Os animais mais jovens são classificados como dente de leite (DL) ou zero dentes (permanentes), 2 dentes, ou seja a primeira pinça já rompeu a gengiva, sendo animais mais velhos, e sucessivamente como 4 dentes, 6 dentes e 8 dentes ou boca cheia, quanto todos dentes incisivos permanentes romperam a gengiva e ficam aparentes.

Conforme os dentes se desgastam ao longo da vida, pelo trabalho em arrancar e triturar os alimentos, seja volumoso ou concentrado, vão perdendo a forma original obliqua e ficando retos. Dietas com alimentos mais grosseiros aceleram o desgaste dos dentes dos bovinos.

Avaliar a maturidade é importante, pois está diretamente relacionada à maciez da carne. No programa Carne Angus Certificada só são aceitos animais de no máximo 4 dentes para fêmeas e machos castrados no Rio Grande do Sul.

Nos demais estados brasileiros, onde há cruzamento industrial, somente aceitos animais 4 dentes para fêmeas, sendo machos castrados até 2 dentes e machos inteiros apenas dente de leite, pois ocorre cruzamento com animais zebuínos, mais tardios na muda da dentição, sendo mais velhos que os animais Angus definidos de mesma dentição.

Todos os dentes de leite podem estar presentes ao nascimento ou irromper em poucos dias, tornando-se funcionais por volta das duas a quatro semanas de vida. Aproximadamente aos 20 meses de idade se inicia o processo de substituição dos dentes de leite para os dentes permanentes. O número de dentes permanentes pode ser um parâmetro facilmente utilizado para estimar a idade dos bovinos (Tabela 1).

Tabela 01. Idade de erupção dos dentes permanentes de acordo com a idade dos bovinos (meses).

Os dentes incisivos temporários possuem esmalte branco, são pequenos e mais finos, já os dentes permanentes possuem um esmalte de coloração marfim, são maiores e com estrias.

O procedimento para descobrir a idade dos bovinos pelo dente é simples:

1º É preciso dominar adequadamente o animal;

2º Levantar o lábio superior e abaixar o inferior, expondo os dentes incisivos;

3º Observar os incisivos inferiores;

4º Interpretar de acordo com a época de erupção e troca dos dentes temporários pelos permanentes conforme descrito na tabela 1.

Mercado em alta

As exportações da carne bovina do Brasil, tem crescido a passos largos e mostrando um mercado com alta rentabilidade e melhores preços para a arroba do boi gordo, já que o mercado exige animais com melhor “qualidade”. Além disso, o mercado interno está cada vez mais criterioso quanto a carne consumida, as pessoas tem mudado o seu habito alimentar para carnes de melhor marmoreio, mais macia e com maior qualidade.

Compre Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com