Macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda?

Macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Que questionamento, não acha? Pensando em engordar os animais, afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda? Confira essa análise e descubra!

A pecuária brasileira é, com certeza, um dos mais atrativos negócios no país. O Brasil possuí mais de 200 milhões de cabeças de gado, entre corte e leite, segundo dados do IBGE. A pecuária de corte está em constante evolução e a engorda dos animais é parte fundamental do processo. Entretanto, ainda existe a dúvida na escolha entre macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda?

A engorda de bovinos é, dentre os ciclos produtivos, o que apresenta maior capacidade produtiva por área dentro da bovinocultura, principalmente na utilização do confinamento. No entanto, o planejamento deve ser à base para guiar todas as decisões, como a de escolher qual sexo colocar na terminação.

Diante dos fatos, antes de responder a dúvida que é tema dessa matéria, vamos listar aqui algumas vantagens e desvantagens de cada categoria, ficando mais fácil a visualização para ajudar na tomada de decisão do produtor rural na hora da engorda desses animais.

Vantagens e desvantagens das categorias para engorda:

Fêmea

Vantagens:

1- Menor valor animal;
2- Menor carga animal nas pastagens;
3- Ciclo mais curto;
4- Peso de venda menor;
5- Maior facilidade de comercialização;
6- Manejo facilitado;
7- Menos disputas sociais;

Desvantagens:

1- Animais com maior exigência devido a gestações anteriores;
2- Curva de crescimento mais lenta;
3- Deposição de gordura mais cara;
4- Dificuldade de reposição;
5- Dificuldade de compra de animais de qualidade superior, visto que esses animais ficam retidos pra cria.

Macho

Vantagens:

1- Conversão alimentar menor;
2- A capacidade de acabamento mais tardio;
3- Potencial maior de produção de @;
4- A disponibilidade de animais de cabeceira é maior, pois no caso de fêmeas esses animais são destinados a reprodução;
5- Facilidade de reposição;

Desvantagens:

1-Risco de sodomia.
2-Disputas mais frequentes e com maior risco de acidentes.
3- Manejo pode ser mais difícil.

Considerações, macho ou fêmea qual traz mais lucro na engorda?

Diante do que foi exposto acima, você deve estar ainda mais preocupado em qual das duas categorias escolher, afinal: Macho ou Fêmea, qual traz mais lucro na engorda? Vamos resumir a resposta em uma única palavra: DEPENDE!

O que o pecuarista precisa levar em consideração, antes de mais nada, é o tipo de sistema utilizado na fazenda, pasto ou confinamento, qual é o mercado que ele tem para venda dos animais para abate e, o principal, qual o valor que será investido nessa arroba estocada.

Vamos a prática, uma situação em que eu, e aqui é uma opinião do autor, no caso de um confinamento, a minha preferência é utilizar novilhas, já que com essas terei um menor capital empatado nas arrobas estocadas, ou seja, a chance de perder dinheiro é menor no final do ciclo, caso ocorra alguma queda no mercado. Além disso, estamos falando de animais até 30 meses, que hoje recebem bonificação e preço de boi para padrão China.

O melhor animal e o mais lucrativo é aquele que se encaixa no seu sistema de produção!

Vale ressaltar que está não é uma recomendação, visto que para se iniciar um negócio, você precisará de uma visão ampla das vantagens e desvantagens intrínsecas a cadeia que existem antes, dentro e depois da porteira.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com