Incrível resgate de garça emociona pescadores; vídeo

Incrível resgate de garça emociona pescadores; vídeo

PARTILHAR
salvamento de garca - rio paranaiba
Reprodução do vídeo

Pescadores encontram garça presa por linha de pesca em árvore submersa no meio do Rio Paranaíba; animal estava agonizando e “agradece” resgate

O Locutor Marcio Alexandre passeava com a família no Rio Paranaíba quando encontraram uma Garça agonizando, enroscada em uma linha presa em um tronco de árvore seca submersa no rio. Com muita dedicação, eles conseguem libertar a ave que no final, parece agradecer ao gesto. Atitudes como essa merecem nossa admiração e respeito. A garça é um animal selvagem da fauna brasileira e quando viu que estava sendo salva, esperou pacientemente até ter sua liberdade tomada de volta.

O Rio Paranaíba nasce na serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba, no estado de Minas Gerais. Seu curso tem aproximadamente 1170 quilômetros, até a junção ao rio Grande, onde ambos passam a formar o rio Paraná, no ponto que marca o encontro entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O vídeo que tem aproximadamente cinco minutos mostra todo o cuidado e carinho que os pescadores tem com o animal. Ao se aproximarem do animal, Marcio Alexandre, um dos que estavam na lancha, tenta acalmar a ave e começa um trabalho de retirada da linha presa no pico da garça.

marcio alenxadre locutor de rodeio
Foto: Arquivo pessoal

“A natureza é fantástica. Hoje navegando no nosso Rio Paranaíba nos deparamos com essa garça agonizando, enroscada em uma linha no tronco. A garça é um animal selvagem, e quando viu que estava sendo salva, esperou pacientemente até ter sua liberdade tomada de volta, confesso que ficamos emocionado.” – disse Marcio.

Marcio usa primeiro um canivete para cortar a linha, tendo muito cuidado para não ferir o animal. A garça ainda se mantém calma, mas por conta da complexidade, já que o fio estava bastante enroscado no pico, foi quando Marcio pega uma pequena faca para ajudar na retirada.

Durante a conversa, eles comentam que o animal deveria estar preso no local por muito tempo e já estava com o bico bastante ressecado. Marcio pede calma a garça para concluir a retirada da linha. Finalmente, depois de ser libertada da linha, a garça começa a bater a asas e fica na borda da lancha e espera um instante, como quem diz “obrigado” por tudo, quando salta para o voo da liberdade novamente.

Confira o vídeo:

Inclusive o vídeo apareceu na TV Globo – “O video da garça sendo salva viralizou, hoje pela manhã foi veiculado no programa da Ana Maria Braga, recebemos centenas de mensagens, agradecemos de coração a todos que assim como nós ficaram emocionados com o desfecho desse salvamento, fica o alerta, não deixem lixo nos rios, redes e linhas enroscadas em troncos, a natureza agradece.” comemorou Marcio Alexandre.

Os três amigos ficaram emocionados com o salvamento ao verem a ave ser integrada ao seu habitat natural. Após a publicação do vídeo, várias pessoas parabenizaram a atitude dos amigos por salvarem o animal.

Confesso que ficamos emocionados, por mais iniciativas assim.

garca do brasil
Foto: Divulgação

Sobre a Garça brasileira

A garça é uma ave ciconiforme que habita áreas próximas a rios, lagos, praias marítimas e manguezais. A maioria das espécies de garças possui penas brancas cobrindo todo corpo e pescoço longo. Os bicos grandes das garças podem variar de cor dependendo da espécie. Porém, as cores de bicos mais comuns são amarela, marrom e preta.

Existem vários gêneros de garças (aproximadamente 60), porém as mais conhecidas são: ardea alba (garça-branca-grande), bulbucos (garça-vaqueira), ardea cocoi (garça-moura), tigrisoma e zebrilus. A alimentação da garça é composta basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.