Inscrições para o PNAT vão até dia 03 de abril

Inscrições para o PNAT vão até dia 03 de abril

PARTILHAR
dinapec-2018-embrapa-gado-de-corte-14
Foto: Compre Rural

O PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ.

A ABCZ divulgou hoje (09), o valor para a inscrição no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) que será realizado na Fazenda Escola da FAZU, em Uberaba (MG), entre os meses de maio e agosto de 2018. Nesta 9ª Edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), a participação no TDEA é obrigatória para todas as raças zebuínas.

Cada criador poderá inscrever até dois animais por raça, de sua propriedade sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais, um por vez, sempre obedecendo à ordem de preferência por data da primeira inscrição de cada criador e assim sequencialmente entre todos com animais já inscritos, até que ocorra o preenchimento total das vagas.

O valor da inscrição é de R$2.300,00, que será dividido em quatro parcelas. A quantia é destinada à cobertura dos gastos referentes à alimentação, volumoso e concentrado, manutenção dos animais, acompanhamento do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, ultrassonografia de carcaça, exame andrológico, exame de Brucelose e Tuberculose e análise genômica. As inscrições para o PNAT vão até o dia 03 de abril e devem ser feitas por e-mail para pmgz@abcz.org.br

Para conferir o regulamento do PNAT completo clique aqui.

O PNAT foi lançado em 2010, ao todo, 110 touros congelaram e tiveram suas doses distribuídas para rebanhos colaboradores participantes do PMGZ. Destes animais, 83,6% possuem iABCZ até 10% e 90% deles possuem iABCZ até 20%. “O PNAT é hoje um dos mais importantes filtros na busca de jovens reprodutores para o mercado. É o equilíbrio de genética, fenótipo e avaliação!”, afirma Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Vale ressaltar que os inscritos para participar do PNAT em 2018 estão disponíveis no aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com