Instalações de placa solar podem ganhar isenção de encargos por 23 anos

Empresas que atuam no setor observaram um aumento considerável dos consumidores que estão buscando a garantia do benefício.

A instalação de energia solar que for realizada até o dia 6 de janeiro de 2023, garante ao consumidor isenção de encargos pelos próximos 23 anos, e os benefícios da energia do telhado não está somente no bolso. Saiba mais!

As regras estabelecidas pelo Marco Legal da Geração Distribuída fizeram consumidores correrem contra o tempo para adquirir a energia solar sem demais custos e garantir a isenção da taxa de distribuição de energia solar.

Bárbara Rubim, vice-presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), explica que “o consumidor que pedir e realizar o procedimento até o dia 6 de janeiro tem isenção. Passado esse período, ele terá que pagar um pedágio de toda a energia que colocar na rede”.

Corrida contra o tempo

Empresas que trabalham no setor observaram um aumento considerável dos consumidores que estão buscando a garantia do benefício e, evidentemente, continuam na tentativa de reduzir o gasto excessivo com a conta de luz.

De todo o material, cerca de 80% das placas são importadas. No fim do ano passado, houve um impacto significativo na importação do produto, que foi afetada por problemas nos portos e pela ausência de oferta na China. No Brasil, começaram a surgir fábricas de módulo fotovoltaica somente em 2022.

De acordo com o fundador da NeoSolar, Raphael Pintão, o investimento na nesse tipo de energia depende da demanda do consumo da residência. “Uma casa com gasto de aproximadamente 500kwt/mês, o que daria uma conta de luz mensal de cerca de R$ 400, terá que investir algo em torno de R$ 20 mil para ter o sistema instalado e homologado no telhado dele”. Segundo Raphael, o investimento será pago em quatro anos.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens

• Reduz o gasto com energia em até 90%
• Requer pouca manutenção
• Se aplica a empresas, comércios e a residências
• Fornece eletricidade para qualquer fonte que necessite de energia (fogão, geladeira, notebook etc.)
• Não polui o meio ambiente por ser fotovoltaica

Desvantagens

• O custo inicial para adquirir a energia solar é muito alto
• Por ser uma energia solar, alterações climáticas podem impactar na produção de energia
• É necessário o uso de baterias para armazenar a luz solar

Fonte: Capitalist
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM