CNA protocola pedido de investigação de dumping contra leite em pó argentino; O prazo máximo para a abertura da investigação é de até 90 dias, informa a confederação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou, na quinta (1º), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), uma petição para investigar a prática de dumping contra o leite em pó da Argentina. O prazo máximo para a abertura da investigação de dumping contra leite em pó argentino é de até 90 dias, informa a confederação.
Para a CNA, a medida é uma forma de corrigir as distorções de comércio desleal da Argentina à produção de leite ao longo de 2023. “Em que pese a prevalência do livre mercado, a Argentina, principal país de origem, responsável por metade do volume, aplicou subsídios diretos à produção de leite, gerando artificialidade nos preços e concorrência desleal com o produto brasileiro”, explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Guilherme Dias.
- Insumos biológicos: a arma silenciosa para controlar doenças foliares em soja
- Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
- Rastreabilidade bovina: está na hora de remunerar realmente o produtor
- Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
- Conheças as cinco ovelhas mais resistentes do mundo
Com isso, a entrada de leite em pó subvencionado prejudica a produção de leite nacional, reduz as margens dos pecuaristas, limita o crescimento do setor e provoca o abandono da atividade.
O volume total de importações de lácteos somou 4,29 bilhões de litros nos últimos três anos. Em 2023, a quantidade foi recorde, de 2,18 bilhões de litros.
O leite em pó nas versões integral e desnatada é o principal derivado importado, respondendo por mais de 71% do volume em 2023. A principal origem das importações são os países do Mercosul, que respondem por mais de 97% do volume internalizado no Brasil.
O prazo máximo para a abertura da investigação é de até 90 dias. A CNA acredita que a abertura deva ocorrer em regime de urgência.
“Após aberto, o processo de investigação é longo, pode durar até 18 meses, e a abertura sinaliza apenas o começo do processo. Serão ainda demandadas diversas informações complementares, mas temos a certeza de que o caso é robusto”, afirma o assessor técnico.
“O Decom (Departamento de Defesa Comercial do MDIC) é um órgão extremamente técnico, competente e reconhece a gravidade da situação, então acreditamos que a tramitação da inciativa possa ser acelerada”, pontua Dias.
A CNA vem atuando desde o início da crise, tendo realizado mais de 40 reuniões com MDIC, MDA Mapa, Casa Civil, Frentes Parlamentares da Agropecuária e em Apoio ao Produtor de Leite, além da Câmara dos Deputados e outros órgãos do governo, em busca de soluções para mitigar os impactos.
Fonte: Ascom CNA
Insumos biológicos: a arma silenciosa para controlar doenças foliares em soja
Tecnologia ganha espaço nas fazendas brasileiras ao proteger a fotossíntese, reduzir perdas e prolongar a vida útil dos fungicidas químicos.
Continue Reading Insumos biológicos: a arma silenciosa para controlar doenças foliares em soja
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Rastreabilidade bovina: está na hora de remunerar realmente o produtor
Uma reflexão crítica sobre os limites da rastreabilidade como solução financeira e de gestão, à luz do Plano Nacional de Identificação Individual e da realidade econômica enfrentada pelo produtor rural.
Continue Reading Rastreabilidade bovina: está na hora de remunerar realmente o produtor
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Produtores de algodão devem ficar atentos às infestações iniciais para adoção de manejos eficazes, com soluções que controlam o inseto O pulgão-do-algodoeiro (Aphis gossypii) é uma das principais pragas do cultivo do algodão. Pela facilidade de se multiplicar, apenas uma safra pode sofrer com cerca de 15 gerações do inseto. “O pulgão deforma as folhas…
Continue Reading Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Conheças as cinco ovelhas mais resistentes do mundo
Descubra quais são as ovelhas mais resistentes do mundo. Conheça as 5 raças de elite (Damara, Awassi e outras) que garantem produção sob calor extremo e seca.
Continue Reading Conheças as cinco ovelhas mais resistentes do mundo
Mais caras que ouro? Conheça as frutas mais valiosas do mundo
Quanto você pagaria por um melão? De R$ 36 mil a R$ 184 mil, descubra o mercado de luxo das frutas mais valiosas do mundo e suas curiosidades.
Continue Reading Mais caras que ouro? Conheça as frutas mais valiosas do mundo





