IZ apresenta novidades durante a ExpoGenética 360º

IZ apresenta novidades durante a ExpoGenética 360º

PARTILHAR
IZ apresenta novidades durante a ExpoGenética 360º
Foto: Divulgação

Evento virtual, que inclui novidades técnico-científicas, reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil e permite ao público debater os rumos da seleção zebuína

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da 13ª edição ExpoGenética – maior feira de genética zebuína do mundo-, que acontece exclusivamente online, até 23 de agosto. O IZ estará no Pavilhão 12 do evento, que pode ser acessado pelo link.

“Temos um Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte. Que tem por excelência pesquisas em melhoramento genético, eficiência alimentar, estresse térmico, emissão de metano, resistência a endoparasitas, nutrição, fermentação ruminal, tecnologia do sêmen e qualidade de carne”, destaca Joslaine Cyrillo, diretora do Centro de Pesquisas.

Programa de melhoramento genético do IZ

O Programa de Seleção para Peso ao Sobreano do Instituto de Zootecnia foi implementado com o compromisso de obter resultados práticos sobre os efeitos da seleção nos principais componentes econômicos da pecuária de corte. Em 2020, o Programa está completando 40 anos, contados a partir da primeira estação de monta, realizada em 1980. Ao longo de todos esses anos, foi conduzido em sistema de produção compatível com as condições de produção brasileiras, para que seus resultados possam ser indicativos do poder da seleção e do potencial de ganho genético de rebanhos de corte estabelecidos em pastagens.

Provas de desempenho e eficiência alimentar

Os testes de desempenho e eficiência alimentar para bovinos de corte constituem um instrumento auxiliar em sistemas de avaliação genética entre rebanhos, com o objetivo de identificar indivíduos geneticamente superiores em características de interesse econômico. Os testes se aplicam a características mensuráveis no próprio animal, em ambiente padronizado, e que possuam herdabilidades medianas a altas. Tais condições permitem a identificação do quanto das diferenças observadas entre os participantes dos testes se devem aos efeitos aditivos dos genes. O Instituto de Zootecnia possui ampla experiência na condução de testes de desempenho e eficiência alimentar, oferecendo anualmente tais serviços à pecuária nacional.

Pesquisa e desenvolvimento

O Instituto de Zootecnia investiu recentemente na modernização de seus laboratórios, visando aperfeiçoamento e aquisição de novas expertises, tendo como objetivo a condução de pesquisas, a prestação de serviços e o treinamento de alunos e profissionais da área. Nossos laboratórios têm como missão contribuir com o setor agropecuário brasileiro, visando aumento de produtividade e redução de custos e impactos ambientais nos sistemas de produção. Tanto a comunidade acadêmica como a da agropecuária contam hoje com amplo escopo de análises disponíveis para todas as áreas da produção animal: nutrição, fermentação ruminal, emissão de gases, genômica e expressão gênica, reprodução, qualidade da carne, entre outras.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com