A empresa brasileira quer garantir que com essa parceria, que seus fornecedores indiretos atendam aos critérios de sustentabilidade.
A JBS firmou uma parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) para rastrear 1 milhão de bezerros até 2025. O anúncio foi feito hoje (25/5), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Com a parceria, a empresa brasileira quer garantir que seus fornecedores indiretos atendem critérios de sustentabilidade. Os fornecedores indiretos vendem animais de reposição — bezerros e bois magros — aos pecuaristas que trabalham com engorda e terminação, e estes negociam com os frigoríficos.
É a esse elo da cadeia que a JBS vai se dedicar com esse trabalho: equipes vão prestar assistência técnica e incentivar criadores a declarar seus animais na plataforma do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em conjunto com o IDH e o Carrefour Brasil.
- El Niño aumenta risco para o agro e exige nova estratégia de produção, aponta pesquisador da Embrapa
- Manejo de matrizes e controle de contaminação orientam ganhos de produtividade na avicultura
- Oferta ajustada sustenta preços do feijão no mercado interno
- Lar anuncia investimentos de cerca de R$ 268 milhões para ampliar participação na piscicultura durante o IFC Brasil 2026
- “Quem desmata é o criminoso, não é o agricultor”, diz ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira
“Com a parceria deles, podemos fazer melhorias extremamente necessárias na cadeia de fornecimento de carne bovina e impulsionar a transformação dos sistemas alimentares globais”, diz o CEO da IDH, Daan Wensing.
A JBS já mantém 15 Escritórios Verdes, dedicados a ajudar seus fornecedores diretos a regularizarem questões socioambientais, distribuídos por Mato Grosso, Pará, Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Cerca de 2,4 mil fazendas foram atendidas até hoje. “Vamos avançar em mais camadas, agora na produção de bezerros, ponto essencial para a conformidade de todos os elos da cadeia de produção”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO da JBS.
Fonte: Valor Econômico