Lanches escolares grátis ajudam mercado de lácteos

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O programa criado pelo Departamento de Agricultura Americano, incentiva o consumo de produtos lácteos na merenda escolar.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estendeu o programa para permitir que todas as escolas ofereçam café da manhã e almoço gratuitos aos alunos. Isso também está ajudando a consumir os suprimentos de laticínios dos EUA.

O programa permite que alunos de todo o país façam refeições escolares de graça e Ben Laine, do Rabo AgriFinace, diz que o programa, junto com o fato de que a maioria dos alunos está de volta presencialmente neste ano letivo, está ajudando a compensar os altos níveis de produção de leite neste ano.

“Agora que temos mais crianças fisicamente em pé na fila do almoço pegando o leite, será um benefício para o leite fluido”, diz Laine. “Será um benefício liberar parte desse aspecto da produção de laticínios, e isso ajudou a aliviar um pouco do leite excedente com o qual estávamos lidando alguns meses atrás, quando as aulas começaram a voltar.

Conforme o fluxo de leite começou a se mover em direção ao programa de merenda escolar, isso foi o que nos ajudou a afastar-nos de alguns dos altos níveis de produção de queijo que vimos começar a correr o risco de ficar um pouco pesados. Então, eu acho que o programa de merenda escolar é útil para puxar um pouco do leite excedente.”

Outro impulso está na forma de que tipo de leite está sendo oferecido na escola. Quase um ano e meio atrás, o USDA restabeleceu o leite com sabor de baixo teor de gordura como uma opção na escola. A International Dairy Foods Association disse que continuar a oferecer leite com chocolate a 1% e outros leites com sabor está incluído no projeto de resolução contínua no congresso.

Integral x desnatado

Este é um um debate antigo em laticínios. O que é melhor para as crianças? Leite desnatado ou integral? Um novo estudo está lançando alguma luz. O estudo diz que para as crianças há pouca ou nenhuma diferença entre as duas opções.

Pesquisadores da Universidade Edith Cowan concluíram que o leite integral é tão bom quanto o leite desnatado para crianças. Eles acompanharam 49 crianças com idades entre quatro e seis anos durante três meses. Um grupo consumia produtos lácteos com baixo teor de gordura, enquanto o outro recebia produtos lácteos integrais. Os grupos não tinham ideia de qual categoria estavam consumindo.

Os pesquisadores então avaliaram a obesidade, a composição corporal e a pressão arterial de cada criança. Eles dizem que as crianças designadas para laticínios com baixo teor de gordura consumiram menos calorias, mas muitas vezes compensaram comendo mais de outros alimentos. Eles concluíram que comer ambas as formas de laticínios não mostrou diferenças significativas para a saúde cardiovascular e obesidade.

Fonte: Dairy Herd Management

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com