Leilão celebra legado de um dos maiores cavalos Quarto de Milha do Brasil

Maior leilão de cavalos de Vaquejada da raça Quarto de Milha acontece neste final de semana; veja destaques do XX Leilão Ana Dantas Ranch – Edição Especial

Jonatas Dantas não é conhecido apenas por ter conquistado o título de Rei da Vaquejada, ele é responsável pelo legado do Roxão, um dos maiores cavalos da raça Quarto de Milha do Brasil. Neste domingo ele realizará o XX Leilão Ana Dantas Ranch – Edição Especial “30 Anos do Roxão, o Número 1 da Vaquejada. Será neste domingo (28) à partir das 14h, com‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ transmissão‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ ao‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ vivo‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ direto‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ de‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ Boituva‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ -‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ SP.‎‎‎‎‎‎‎‎, diretamente do Haras.

O evento será transmitido ao vivo pelos canais Agreste Leilões, Iprime TV e TV Vaquejada. Na assessoria teremos os seguintes profissionais ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣André‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ Marri, Pedro‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ Militão e ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣JM‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎ Assessoria‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎.

Natural de Uiraúna, interior da Paraíba, Jonatas cresceu convivendo com o cavalo e desta base construiu um império que hoje agrega uma das principais casas da raça Quarto de Milha, o Ana Dantas Ranch. O criatório está localizado na região do município de Boituva. São 25 alqueires, onde cria atualmente 250 animais. “Esta é a semente que plantamos anos atrás e agora estamos colhendo, com praticamente todos produtos (animais) com destaque nas pistas”, contou o criador Jonatas Dantas.

Jonatas investe em pedigrees mundialmente consagrados e busca, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, as melhores matrizes e garanhões de Velocidade para fazer parte do plantel.

“O ano de 2024 começa de maneira muito especial para nós do Ana Dantas Ranch e todos os amantes do esporte Vaquejada. Neste ano, nosso saudoso Roxão estaria completando 30 anos de vida. Chegamos também à 20ª edição do Leilão Ana Dantas Ranch Edição: Vaquejada, direto de Boituva, onde ofertaremos uma tropa selecionada a dedo e faremos uma grande celebração, com muita emoção e, é claro, excelentes negócios. Vamos juntos celebrar o legado extraordinário que o maior produtor de todos os tempos da Vaquejada, o Roxão, deixou ao Quarto de Milha!” – ressaltou o criador no catálogo do evento.

Confira alguns destaques do remate:

03 – MISS DASH ROXA AD

MISS DASH ROXA AD - EGUA QUARTO DE MILHA
MISS DASH ROXA AD

MISS DASH ROXA AD é uma potra dos sonhos e com um cruzamento mágico! Seu pai é o Hall da Fama ABQM e maior produtor de vaquejada de todos os tempos o inesquecível ROXÃO ( Silver Wind SLN) e como se já não bastasse sua mãe CORONA KOOL é importada e ganhadora de incríveis U$ 1.296.797,00 possuindo 14 vitórias em corridas pela AQHA e ainda por cima seus filhos já somaram mais de U$ 340.000,00 em ganhos!

08 – MAMA MIA ROXA AD

“Beleza , Genética e Raridade” – Palavras que definem esse lote, filha do indiscutível ROXÃO em uma das éguas mais cobiçadas e valorizadas do Brasil a famosa PALOOZA égua valorizada em 2 milhões de reais e filha do maior produtor de rédeas de todos os tempos o lendário GUNNER! Com uma genética incrível, beleza indiscutível e morfologia impecável esse lote é pra quem quer um animal diferenciado com um potencial de ser uma craque nas pistas e na reprodução!

10 – QUIMERA ROXA IM

Mais uma filha do ROXÃO que se destaca nesse leilão , porém desta vez sua mãe é a lendária QUIMERA VISTA que vem de uma família de campeões da vaquejada sendo irmã própria do fenômeno RICK TORO VM e produtora do Super Campeão e produtor APOLLO DEL RANCHO! Pelagem , Estrutura e família de campeões essa potra tem de sobra!

Comentários do assessor de compra e venda de cavalos QM, Heitor Campos. Mais detalhes dos animais que estarão no leilão? (62) 99964-3312. Acesse o catálogo clicando aqui.

Roxão (Silver Wild SLN) – Foto- divulgação
Foto: Divulgação

A história do Roxão

Silver Wild SLN veio ao mundo em 06 de janeiro de 1994 e logo que nasceu ganhou o apelido de Roxão, devido a pelagem tordilha negra, que quando potro se olhado no sol dá a impressão de uma coloração roxa. No Ana Dantas Ranch ele chegou em 2004 e assim que chegou na nova casa já mostrou que era uma estrela.

Chamado pelo detentor da marca AD, Jonatas Dantas, de o filho mais velho, Roxão transformou a marca AD em uma das maiores potências em criatório de cavalo Quarto de Milha. O garanhão tornou-se a lenda da Vaquejada e hoje tem mais de 1.100 filhos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e o projeto de Jonatas é que nos próximos cinco anos o reprodutor complete o número de 2.000 filhos registrados.

O Ana Dantas Ranch iniciou a sua criação com animais destinados à modalidade de Vaquejada. Em busca de matrizes e garanhões destacados na velocidade mundial para melhorar os cruzamentos, o criador conheceu a corrida e foi amor à primeira vista. Hoje a marca AD já dá frutos também nos três tambores. E buscando inovar ainda mais, em 2019, durante o Leilão Celebratrion, pregão especial em comemoração aos 25 do roxão, ofertou potros filhos de Roxão em éguas americanas comprovadas em modalidades de trabalho.

Segundo Jonatas Dantas, o que move o trabalho da marca AD é a paixão em criar cavalos e contribuir na evolução genética da raça. “Tudo o que faço é por amor, é a realização de um sonho, não faço isso por dinheiro. Eu agradeço primeiramente a Deus por tudo que conquistamos até aqui e por ter colocado o Roxão na minha história. E agradeço também imensamente a minha família, que é o mais importante na minha vida. Tenho fé que ainda vamos conquistar muita coisa na família Roxa”, acrescentou o criador.

Roxão passou seus últimos anos de vida no Ana Dantas Ranch, sendo tratado como um verdadeiro rei. 

Foto Divulgação

Importância da Vaquejada

A Vaquejada é um esporte que faz parte do Patrimônio Cultural do Nordeste Brasileiro, na qual dois Vaqueiros montados a cavalo tende a derrubar o boi em uma demarcação, puxando-o pelo rabo. A Vaquejada movimenta cerca de 600 milhões de reais por ano, entre premiações, espetáculos e publicidade, envolvendo assim, 120 mil empregos diretos e 620 mil indiretos. Recentemente a ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada) estimou em 4 mil o número de eventos realizados a cada ano no País.

Com o passar do tempo, percebe-se a evolução da vaquejada, não só com vistas para geração de empregos e reconhecimento da prática, mas sim, com a preocupação e preservação em relação aos animais, tanto os bois quanto os cavalos utilizados em tal prática esportiva.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM