Literatura: Livro ensina a aprender com o cavalo

Literatura: Livro ensina a aprender com o cavalo

cavalo
Foto: Divulgação

Nova obra de José Luis Jorge traz perguntas e respostas sobre experiências diárias no treinamento dos animais

Para os apaixonados por cavalos e em busca de literatura sobre o assunto, já está à venda o novo livro do horseman José Luiz Jorge, “Aprendendo com o Cavalo – Você pergunta e ele ensina”, da editora Rígel.

A obra é recomendada a todos que buscam novas formas de aprimorar seu relacionamento com os cavalos, seja para atividades de trabalho, esporte ou lazer.

Este é segundo livro o autor (o primeiro foi “Conversando Sobre Cavalos”) e oferece mais uma contribuição para o conhecimento da natureza especial desses seres que nos acompanham há milênios e que pagaram um alto preço por isso.

O Cavalo, espécie que ajudou a humanidade a realizar seus planos de “desenvolvimento”, pagou e ainda paga caro pelo desconhecimento, medo, agressividade, manejo errado, ganância, violência gratuita, vaidade, descuidos, com que muita gente, até hoje no século XXI, ainda dispensa aos cavalos.

livro-cavalo
Foto: Revista Horse

Segundo o autor, seu novo livro traz as experiências de alguns anos de trabalho diário com os cavalos, criando, escolarizando potros, reabilitando cavalos com traumas, ministrando cursos. “Aprendi a observá-los e conhecer melhor a sua natureza e isso possibilitou alcançar a compreensão que, na verdade, eles é que nos ensinam… sobre o que esperam de nós e sobre nós mesmos”, explica, destacando o motivo do título “Aprendendo com o Cavalo”.

Nas 150 páginas, ele busca sensibilizar tratadores, treinadores, cavaleiros e criadores a dedicar tempo a ler os sinais que seus cavalos dão, a tentar ver o mundo como eles o veem. “Assim, chegando ao nível de inteligência emocional do Cavalo, poder estabelecer com ele uma relação de confiança e cooperação”, enfatiza

José Luiz destaca ainda que este novo trabalho não é uma continuação do livro “Conversando sobre Cavalos”, também editado pela Rígel de Porto Alegre (RS). “É uma abordagem mais voltada ao cotidiano de tantos quantos criam, gostam, montam e tem o Cavalo como seu companheiro de jornada”, explica.

José Luiz Jorge é jornalista, treinador, proprietário do Rancho São Miguel, em Mogi das Cruzes, e colaborador da Revista Horse. O prefácio é assinado pelo editor da Revista Horse, Marcelo Mastrobuono

O livro “Apendendo com seu Cavalo – Você pergunta e ele responde” está sendo comercializado pela internet, no valor de R$ 50,00 (+ frete). Os interessados podem mandar um e-mail para contato@revistahorse.com.br

Fonte: Revista Horse

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com