Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Maior fazenda do Brasil usa alta tecnologia para contar o gado

Com mais de 100 mil cabeças de gado para contar, Fazenda Nova Piratininga usa Inteligência Artificial para fazer o inventário do gado

Localizada nos estados de Goiás e Tocantins, são 135 mil hectares, a Fazenda Nova Piratininga, área equivalente e ocupada por metrópoles como o Rio de Janeiro ou Nova York. A propriedade, considerada a maior Fazenda do Brasil, tem terras que abrigam a criação de um dos maiores rebanhos de gado do Brasil e conta também com milhares de hectares cultivados de soja e milho. Com praticamente 95 mil hectares compostos de pastos a fazenda possui um rebanho superior a 105 mil cabeças de gado, na sua maioria animais da raça Nelore.

Nova Piratininga
Foto: Divulgação

Referência na Pecuária – A Nova Piratininga é uma empresa do agronegócio brasileiro, comprometida com alta qualidade, produtividade e desenvolvimento regional. Fundada há pouco mais de 12 anos, a maior Fazenda do Brasil, constrói sua história com base na dedicação e eficiência de seu time, na busca contínua por inovação e controle de qualidade, e na promoção da responsabilidade socioambiental.

No que diz respeito às contagens de gado, muito trabalho é necessário para equilibrar a gestão de recursos com o melhor cuidado dos animais. A contagem tradicional exige o deslocamento do gado, que faz com que o bovino passe mais tempo caminhando e deixe de se alimentar, ruminar e descansar, o que pode afetar seu ganho de peso, além dos erros gerados, do tempo gasto, da falta de comprovação do que foi contado e perda financeira tudo isso faz com que o setor pecuário busque por inovações como a nossa e otimize o seu tempo, gerando benefícios como os da fazenda nova Piratininga.

Maior fazenda do Brasil usa alta tecnologia para contar o gado 2
Foto: Divulgação

A Nova Piratininga, antes de conhecer o sistema de contagem automática ainda usava o método “tradicional” a contagem manual. “Economia de 70% de tempo na contagem do inventário, redução de 50% número de colaboradores nas contagens de animais e lastro dos registros de inventário para auditoria.”

Maior fazenda do Brasil usa alta tecnologia para contar o gado 1
Foto: Divulgação

Em resumo, a contagem automática de gado usando drones e visão computacional é uma solução inovadora que oferece muitos benefícios para os fazendeiros. Além de ser mais rápido, preciso e seguro do que a contagem manual, esse método também permite a coleta de dados valiosos e a economia de custos. É sem dúvida uma tecnologia a ser considerada para qualquer fazenda que busque eficiência e sucesso.

Como funciona a tecnologia?

Trata-se de um software que usa internet das coisas para automatizar a contagem do gado. Por meio de diversas fotos aéreas ensina-se o aplicativo a reconhecer o que é um bovino, conta-lo e diferenciá-lo dos outros.

O aplicativo conta com mais de 150 modelos de contagem, chamados de templates, que são nada mais que um algoritmo com diversas fotos-exemplo por trás e que foi ensinado a reconhecer e contar os padrões. Existem todos os templates imagináveis, não só de bovinos: Toras de madeira, andaimes, tubos plásticos e conexões, ovos de peixes, células, vergalhões e aços, garrafas, lápis e por aí vai.

O software possui um recurso de criar formulários personalizados, de modo que você pode incluir o nome do operador, qual a fazenda, qual o número do mangueiro, qual a raça do gado que está sendo contado, além de data, hora e até localização por GPS. Esse formulário pode ser salvo em planilhas que poderão organizar todas as informações obtidas nas contagens feitas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM