Mais de 200 animais ‘ilhados’ por semanas no Rio Danúbio são salvos; vídeo

Alterações na temperatura resultaram no aumento do nível da água, resultando na aprisionamento do rebanho composto por mais de 200 cabeças em uma ilha fluvial na Sérvia.

Neste último dia 9 de janeiro, as autoridades deram início ao processo de evacuação e assistência aos mais de 200 animais que estavam retidos em uma ilha fluvial chamada Krcedinska Ada, localizada na Sérvia. O aumento inesperado do nível da água no Rio Danúbio bloqueou o caminho de retorno à costa por várias semanas.

Esse fenômeno, considerado atípico para esta época do ano, é uma consequência direta da crise climática. As temperaturas elevaram-se acima da média nas últimas semanas, causando o derretimento do gelo e, consequentemente, o aumento do nível do rio.

Cerca de 97 vacas, 40 bezerros e 70 cavalos encontravam-se isolados na ilha, privados de acesso a alimentos e expostos a variações bruscas de temperatura. Com a chegada de uma onda de neve ao país nesta semana, as temperaturas voltaram a cair.

animais ‘ilhados’ por semanas no Rio Danúbio são salvos
Foto: MUP/ Reprodução

O Ministério de Administração Interna da Sérvia (MUP), em comunicado oficial, informou que o rebanho foi localizado em terrenos de difícil acesso e alto risco, a aproximadamente 3 quilômetros da costa, onde recebeu assistência e alimentação.

O Ministério da Administração Interna, em colaboração com o proprietário, compromete-se a continuar fornecendo assistência aos animais em Krčedinska Ada, de acordo com suas capacidades”, assegurou.

Em relato à Associated Press, os agricultores locais expressaram surpresa com a elevação do Rio Danúbio. Milenko Plavsic, criador de gado e proprietário de parte dos animais isolados, manifestou preocupação com o agravamento das condições climáticas.

“Os animais estão em perigo. Passam fome, enfrentam um nível significativo de água e não têm acesso a alimentos. O gado está faminto, alguns já perderam a vida”, afirmou.

Veja:

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM