Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Mapa participa de debate sobre impactos do Pacto Verde Europeu durante a COP 28

Reunião teve como objetivo explorar estratégias eficientes para implementar e adaptar os requisitos propostos nos países da América do Sul.

Nesta sexta-feira (08), durante a COP 28 em Dubai, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) uniu forças com líderes e representantes dos países sul-americanos para discutir os impactos do Pacto Verde europeu na região. O encontro focou em estratégias para implementar e adaptar os requisitos propostos de forma eficiente em países da América do Sul.

Com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai e presidente pro tempore do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), Fernando Mattos, o evento contou com a presença do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, representando o Mapa, além de representantes-chave e especialistas na área.

Os representantes do CAS concordaram sobre a necessidade urgente de uma abordagem adaptativa às diretrizes do Pacto Verde europeu. Eles enfatizaram a importância de considerar as realidades locais dos países membros na implementação e validação dos requisitos, valorizando os mecanismos nacionais de conformidade.

Perosa reforçou o compromisso do Brasil em liderar o processo. “O governo brasileiro está trabalhando na criação de uma plataforma que visa agregar diversos sistemas e ferramentas de conformidade. Essa plataforma poderá servir para comprovação de atendimento aos requisitos europeus e poderá ser compartilhada com outros países”, destacou.

A reunião também contou com a presença da representante Especial para Agricultura da Austrália, Su McCluskey, que, junto aos membros do CAS, ressaltou a relevância do grupo de Cairns e o papel crucial da agricultura no combate às mudanças climáticas, especialmente no sequestro de carbono. Essa perspectiva será fortalecida em fóruns bilaterais e multilaterais.

A participação remota da Conselheira da Divisão de Agricultura da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ulla Kask, promoveu um diálogo enriquecedor. Os membros do CAS elogiaram a parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e a OMC, destacando o compromisso em fortalecer o sistema multilateral e avançar nos temas de interesse dos países latino-americanos, incluindo a redução de barreiras injustificadas ao comércio agrícola.

Também participaram das discussões o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Maximiliano Moreno, e a diretora-geral de Planejamento do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Letícia Torres, ambos de forma remota, assim como o diretor de Promoção Comercial e Investimentos do Mapa, Marcel Moreira Pinto, presencialmente.

Fonte: Mapa

Veja mais:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM