A expressão usada pela ministra faz referência a palavra “ogro”, ou seja, monstro. O uso do termo causou revolta no setor e houve, inclusive, questionamentos sobre a imagem que representantes do governo Lula estão apresentando ao mundo.
Impressionante é o tamanho e importância do agronegócio para o país, não só pelo quesito produção de alimentos, mas também pela força que exerce no papel econômico confirmado pela sua participação no PIB brasileiro. Entretanto, mesmo diante de tais números, o Governo Federal, sob o comando do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parece querer jogar contra os produtores rurais e demais integrantes da cadeia produtiva do agro. Agora, quem tentou lacrar mais uma vez foi a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que usou a expressão “ogronegócio” para se referir ao setor.
Diante de tais atrocidades, nesta semana, a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, rebateu a fala da ministra Marina Silva realizada durante uma audiência pública na Câmara, confira o vídeo da fala da Senadora. Tereza destacou que o agro brasileiro é feito de tecnologia, ciência e que qualquer crime cometido não deve ser encaixado como agro, pois não tem nenhuma ligação com o que o nosso setor realmente faz: alimenta milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Entretanto, vamos recordar que essa não é uma situação isolada com a utilização do termo por parte da integrante do Governo Federal. Isso porque a ministra do Meio Ambiente disse que o agro era “ogronegócio”, em outra oportunidade audiência no Congresso. No final de maio, quando procurava impedir o esvaziamento de seu ministério pelo Congresso, Marina Silva referiu-se a parcelas do setor como “ogronegócio”.
A expressão usada pela ministra faz referência a palavra “ogro”, ou seja, monstro. De acordo com a ambientalista, o termo foi direcionado a uma pequena parcela dos produtores que resistem a mudanças e transformações. Ela também reiterou que o termo “ogronegócio” foi “apenas uma expressão” e reforço retórico.
Independente de ser direcionado a parcela ou totalidade do setor, o uso do termo causou revolta no setor e houve, inclusive, questionamentos sobre a imagem que representantes do governo Lula estão apresentando ao mundo.
O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) disse que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, desrespeitou os produtores rurais ao usar a expressão “ogronegócio” na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara.“Eu quero rechaçar veementemente a expressão que a senhora usou, mesmo por uma minoria”, disse o deputado ao reafirmar que Marina foi muito infeliz em sua fala. Para Evair, o discurso da ambientalista tem o objetivo de “lacrar” e repercutir na mídia.
A ministra respondeu. “Desculpe, Deputado, mas eu sou uma mulher preta, pobre que chegou aqui porque ralou muito e não é porque lacrou”.
Confira a fala da Senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre a expressão “ogronegócio”
Confira os dados sobre o agro que refutam essa afirmação de Marina Silva
O agronegócio é um dos pilares mais significativos da economia brasileira e tem uma influência marcante no desenvolvimento do país. Sua importância é sentida em múltiplos aspectos, que vão desde a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) até a geração de empregos e divisões através das exportações. Aqui estão alguns pontos que destacam a importância do agronegócio para o Brasil:
Contribuição Econômica
- PIB : O agronegócio representa uma fatia específica do PIB brasileiro, chegando a aproximadamente 25% de acordo com alguns estudos.
- Exportações : O setor é responsável por uma parte expressiva das exportações brasileiras, especialmente em commodities como soja, carne bovina, frango, café, açúcar e outros.
- Geração de Empregos : O agronegócio emprega milhões de brasileiros, tanto diretamente nas atividades agrícolas e pecuárias como diretamente em setores relacionados.
Segurança Alimentar
- Produção de Alimentos : O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o que contribui para a segurança alimentar não só internamente, mas também em outros países que importam produtos brasileiros.
- Inovação e Pesquisa : O investimento em tecnologia e pesquisa no setor tem possibilidade de ganhos de produtividade, tornando a produção mais eficiente e sustentável.
Desenvolvimento Regional
- Interiorização : O agronegócio estimula o desenvolvimento de regiões interioranas, levando à construção de infraestruturas como estradas, escolas e hospitais.
- Mercado Interno : Além das exportações, o agronegócio também abastece o mercado interno, influenciando na formação de preços e disponibilidade de produtos.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
- Desafios e Oportunidades : O setor enfrenta o desafio de produzir de forma sustentável, mas também tem potencial para liderar iniciativas de produção mais conscientes e ecológicas.
- Biocombustíveis : O Brasil é um líder na produção de biocombustíveis como etanol, uma alternativa mais limpa aos combustíveis fósseis.
Impacto Global
- Relevância Internacional : O Brasil é um player importante no mercado agrícola mundial, que confere ao país um papel estratégico na discussão global sobre comércio, segurança alimentar e questões ambientais.
Dada sua magnitude e seu impacto em diversas áreas, o agronegócio é fundamental para o Brasil – refutando a expressão ogronegócio utilizada pela ministra – em termos econômicos, sociais e políticos. Por isso, há uma necessidade constante de investir em inovação, sustentabilidade e eficiência para garantir o crescimento contínuo e responsável do setor.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Bode dando leite? Entenda o fenômeno da ginecomastia caprina
O fenômeno do macho lactante desperta curiosidade e lendas no sertão, mas a ciência veterinária alerta que o distúrbio hormonal pode esconder falhas genéticas graves e impactar diretamente a fertilidade e a rentabilidade do rebanho.
Continue Reading Bode dando leite? Entenda o fenômeno da ginecomastia caprina
VEM AÍ: Monte Sião Haras apresenta uma de suas promessas para as pistas de vaquejada do Brasil
Irmã da campeã brasileira Dinastia Apollo Roxo, Natche Apollo Roxa alia genética consagrada e desempenho comprovado nas pistas de vaquejada do Brasil
Ministro André de Paula se reúne com presidentes das Câmaras Setoriais para discutir demandas do agronegócio
O objetivo foi fortalecer o diálogo entre o Ministério e as cadeias produtivas, contribuindo para a construção de soluções voltadas ao desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Acordo entre EUA e Irã redesenha o Oriente Médio: Irã sai ganhando, rivais acendem alerta
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, assinaram o acordo provisório na quarta-feira, encerrando uma guerra de três meses.
Mapa firma Protocolo de Intenções com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para fortalecer a inovação agropecuária
A iniciativa representa mais um passo para ampliar a articulação institucional e impulsionar a inovação nos sistemas agroindustriais paulistas.
Estoque de Cédulas de Produto Rural atinge R$ 565 bilhões em maio de 2026
No acumulado da atual safra, de julho de 2025 a maio de 2026, houve retração de 6% no volume de novos registros.
Continue Reading Estoque de Cédulas de Produto Rural atinge R$ 565 bilhões em maio de 2026





