
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já anunciou a data do evento em 2025. A Megaleite será de 17 a 21 de junho, em Belo Horizonte/MG. A expectativa é de contar novamente com a participação das principais raças bovinas leiteiras
Encerrada a 19ª edição da Megaleite neste sábado (15/06), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já anunciou a data do evento em 2025. Será de 17 a 21 de junho, em Belo Horizonte/MG. A expectativa é de contar novamente com a participação das principais raças bovinas leiteiras no Parque da Gameleira, além de leilões, shoppings de animais, cursos, palestras, competições, além de diversas atrações para todo o público.
“A Megaleite é uma vitrine internacional da pecuária leiteira do Brasil que atrai para a capital mineira milhares de visitantes de diversos países, contribuindo para movimentar a economia local. São inúmeros empregos diretos e indiretos gerados na cidade, dezenas de empresas de diversos segmentos envolvidas e muitos negócios fechados ao longo da exposição”, destaca Domício Arruda, presidente da Associação de Girolando, entidade organizadora da Megaleite.
Na edição de 2024, realizada de 11 a 15 de junho, a feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos. Para o jurado Celso Menezes, um dos profissionais responsáveis pela escolha das grandes campeãs e campões da feira, a Megaleite retratou a grande evolução da raça nos últimos anos.
“A raça Girolando alcançou um alto nível de qualidade genética e está contribuindo para tornar o Brasil mais competitivo no mercado de leite. Tivemos aqui vacas produzindo mais de 100 kg/leite/dia. Com todos os recordes e qualidade dos animais, a Megaleite deixa um recado ao mundo: temos recursos naturais e genéticos que permitirão ao Brasil alcançar a liderança na produção mundial de leite”, destaca Menezes.
O evento registrou dois recordes de produção de leite no Torneio Leiteiro da raça Girolando. A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, de propriedade do expositor Fernando Gonçalves dos Santos, bateu o recorde que vinha desde 2015. Ela produziu 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite.
Outro recorde foi da vaca jovem Tradição FIV Elixir Santa Luzia, que produziu 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite. De propriedade do expositor José Freire Neto, ela bateu o recorde que vinha sendo mantido desde a Megaleite de 2019. Todos os resultados das competições da feira estão disponíveis no site do evento.

Com cerca de 100 empresas expositoras de vários segmentos da economia e a realização de oito shoppings de animais e leilões, a Megaleite termina com movimentação financeira estimada em R$ 220 milhões. Passaram pelo parque comitivas de vários países, tais como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela, além de brasileiros de norte a sul do Brasil.
Sobre o evento
Esta é a 19ª edição da Megaleite, que desde 2016 acontece na capital mineira. A feira conta com o patrocínio da Codemge, Governo de Minas e Sicoob Central Crediminas. Apoio institucional do Sebrae/MG, Sistema Ocemg e CNA/FAEMG e a Rádio Itatiaia como Media Partner. O Parceiro Premium é a Alvoar Lácteos e os Parceiros Master são: Allflex, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET Saúde Animal, Agroceres Multimix, Zoetis, Alta, Genex Brasil, Boehringer Ingelheim, CRV Lagoa, Nutron e Semex. Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boi gordo encerra semana com movimento de alta e otimismo; veja as cotações da arroba
Escassez de oferta, exportações recordes e expectativa de consumo interno impulsionam preços do boi gordo no fim de agosto; virada do mês pode trazer maiores valorizações
PF deflagra operações contra lavagem bilionária no setor de combustíveis, mais de R$ 23 bilhões
Esquemas envolvem fraudes complexas e movimentações de bilhões; setor defende combate às irregularidades para garantir transparência e competitividade
Beef-on-Dairy: integração entre leite e corte revoluciona a pecuária brasileira
Cruzamento de raças de corte com vacas leiteiras ganha força no país, agregando valor aos bezerros “descartados”, encurtando ciclos de produção e elevando a qualidade da carne. Setor adota modelo híbrido com apoio de genética de ponta, enquanto frigoríficos e mercado premium recebem de braços abertos essa nova fronteira, vista como um caminho sem volta…
Continue Reading Beef-on-Dairy: integração entre leite e corte revoluciona a pecuária brasileira
Brasil e Nigéria avançam em parceria agropecuária para ampliar comércio e cooperação técnica
Entre os principais pontos abordados, destacou-se a agenda comercial, com pleitos voltados à ampliação das trocas entre os dois países.
Caravana do Agro Exportador reforça internacionalização durante a ExpoGenética 2025
Iniciativa do Mapa promoveu debates sobre genética animal e oportunidades comerciais em mercados estratégicos como Índia e Bangladesh.
Continue Reading Caravana do Agro Exportador reforça internacionalização durante a ExpoGenética 2025
Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
A mudança, anunciada em abril, permite a devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.
Continue Reading Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe