Sensor envia sms alertando vaca em trabalho de parto

Sensor envia sms alertando vaca em trabalho de parto

PARTILHAR
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)

Projeto irlandês de sensor de cio envia alertas de texto para o celular cadastrado informando que vacas estão em início de trabalho de parto

DURHAM, New Hampshire (AP) – Pesquisadores da Universidade de New Hampshire especializados em gado leiteiro estão mais tranquilos nos últimos dias quando o assunto são vacas prenhes, prontas para o parto: Um sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto no celular para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto.

O dispositivo mede os padrões de movimento de cauda desencadeadas por contrações. Em média, ele alerta os veterinários por telefone celular e e-mail cerca de uma hora antes de uma vaca dá à luz. Moocall foi desenvolvido na Irlanda e lançado comercialmente no ano passado. A empresa diz que a Universidade de Kentucky também usa a tecnologia.

Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta. (AP Photo / Jim Cole)

A doutoranda Kayla Aragona diz com cerca de 70 bezerros nascem a cada ano na fazenda, então o dispositivo ajuda bastante, pois caso aconteça alguma retenção de placenta ou dificuldade do bezerro em sair, eles serão avisados prontamente. Entretanto não é infalível, uma das vacas infelizmente esfregou a cauda para cima com tudo e bateu o sensor na parede para tentar removê-lo até que caiu, levando a falsos alarmes.

Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta, Terça-feira 19 de julho de 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall (AP Photo / Jim Cole)

Não há informações de quando o dispositivo estará disponível para que os produtores brasileiros tenham acesso à essa ferramenta.

Caso tenha interesse em importar o produto segue alguns links interessantes:

Site da empresa moocall.com | facebook.com/moocall | APP no play.google.com | Fonte dailymail.co.uk

-- conteúdo relacionado --
ICMS do leite em MS sai dos 10,2% para 1,44% Produtores de MS serão beneficiados com redução da alíquota do ICMS para comercialização do leite A pedido do Sistema Famasul – Federação da Agricult...
Abelhas-drones são criadas para combater nossa cri... As abelhas estão morrendo no mundo todo a uma taxa alarmante. Conforme continuamos a lidar com os problemas de nosso futuro distópico, provavelmente ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com