MS atingiu recorde de vacinação contra a aftosa em 2021

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Vacinação contra aftosa tem índice vacinal superior á 99,6%, os animais foram imunizados na campanha que terminou em novembro, atingindo novo recorde.

A Agência de Defesa Sanitária de Mato Grosso do Sul (Iagro) informou ontem (12/1) que o número de animais imunizados na campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado foi recorde. A etapa encerrou-se em novembro.

Ao todo, foram imunizados 9,12 milhões de bovinos e bubalinos. O número corresponde a 99,62% dos animais previstos para a etapa, um crescimento de 0,19 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2020, recorde até então.

“Destacamos que nosso Estado, considerando nossas características geográficas e as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, comprova todos os anos que está preparado para cuidar de nosso patrimônio pecuário e que não precisou prorrogar o prazo de vacinação como ocorreu em 14 Estados por falta de vacinas”, disse o Iagro, em nota.

O diretor-presidente da agência, Daniel Ingold, lembra que os números reforçam o objetivo de Mato Grosso do Sul de alcançar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de aftosa sem vacinação. Para isso, diz, o Estado segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura.

Fonte: Valor Econômico

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com