Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

MSD Saúde Animal leva Programa Criando Conexões para salas de aula

Alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia recebem ciclo de palestra do projeto que mostra uma nova forma de manejar o gado.

São Paulo, março de 2019 – Com um DNA movido por inovação, a MSD Saúde Animal busca criar diferentes formas para expandir seus serviços e soluções. Desta vez, a companhia sai do campo e vai para as salas de aula, levando um programa moderno e inovador: o Criando Conexões.

O primeiro ciclo de palestra, “Manejo Racional e Bem-estar em bovinos: Projeto Criando Conexões” acontece no dia 18 de março, no Campus da FCAV/UNESP de Jaboticabal (SP) e será destinado aos estudantes do grupo de estudos denominado Ruminare, desta mesma unidade universitária.

A proposta é passar o conhecimento que já vem sendo difundido entre os vaqueiros, que estão na lida do dia a dia com o gado, para os futuros profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.

Já no dia 27 de março, acontecerá a segunda palestra para os alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/ USP) que participam do grupo de Estudos de Comportamento e Bem-Estar Animal da FMVZ/ USP, do Grupo de Estudos de Produção e Produtos de Origem Animal e do Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal.

“Hoje, os alunos que estão ingressando nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, que são a maioria dentro da universidade, tem como origem as grandes cidades. Nem todos conhecem a realidade das práticas do manejo no campo. Essa iniciativa é uma oportunidade para que os estudantes entendam o processo e que tenham acesso ao manejo correto dos animais”, diz Mateus Paranhos da Costa, professor e pesquisador em etologia animal na UNESP.

Focado no bem-estar, o programa Criando Conexões, é uma plataforma global da MSD Saúde Animal para a pecuária e tem como objetivo aprimorar o manejo do gado, utilizando uma técnica única, sem “nada nas mãos”. A iniciativa avalia o instinto e o comportamento dos bovinos, melhorando a relação entre manejadores e bovinos e o ambiente de trabalho da fazenda.

A técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo vaqueiro Bud Williams e aperfeiçoada pelo veterinário Tom Noffsinger, que lhe deu base científica. Com apenas quatro anos no Brasil, o Programa Criando Conexões já contemplou cerca de 100 fazendas – número que equivale a aproximadamente dois milhões de cabeças de gado manejadas e mais de mil pessoas qualificadas. “Estudos comprovam que, quanto menos estresse os animais sofrerem dentro dos confinamentos e também nos manejos, mais fácil será examiná-los, identificar as doenças e tratá-las. Além disso, há uma facilidade na vacinação do gado, redução na contusão de carcaças, por exemplo”, diz Antony Paulo Luenenberg, coordenador técnico de Bem-Estar Animal da MSD Saúde Animal.

“A iniciativa segue o propósito da MSD Saúde Animal de atuar repaginando a pecuária com o propósito de elevar o bem-estar animal em diferentes esferas, desde a sala de aula até o campo”, diz Luenenberg.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM