PARTILHAR

Com essas avaliações internas, a Nelore Di Genio, tem se preparado para os principais eventos nacionais da raça em 2018

No Nelore Di Genio, o ano começou com tudo quando o assunto é produtividade e eficiência. O final de fevereiro marcou o encerramento da 9ª edição da Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP), circuito interno para a identificação dos melhores reprodutores, os futuros candidatos a doadores de sêmen e as principais matrizes. Como resultado, três garrotes já foram selecionados pelas centrais para serem trabalhados na coleta e na comercialização de sêmen: JCDG 9105 ORÁCULO DA DI GENIO, Campeão do CP CRV Lagoa e contratado pela própria central, junto com o Vice-Campeão JCDG 8953 ORPHEU DA DI GENIO, e JCDG 8614 OLDPARR DA DI GENIO, Campeão da 9o PGP interna do Nelore Di Gênio, contratado pela ALTA GENETICS. Todos os três recém-contratados são da marca Di Genio e filhos de pais diferentes.

Com duração de oito meses e meio, a PGP do Nelore Di Genio é uma prova criteriosa e chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Nela, são realizadas avaliações de carcaça por ultrassonografia e verificados quesitos como Ganho de Peso, Perímetro Escrotal (PE) e o EPMURAS, parâmetros fundamentais para a seleção e o melhoramento dos rebanhos.

Antonio-Aurico-Gerente-Geral-do-Nelore-Di-Genio
Antonio Aurico, Gerente Geral do Nelore Di Genio.

“No processo de seleção do Criatório Nelore Di Genio, as provas são ferramentas indispensáveis para a escolha dos animais. Além da PGP, participamos das principais provas de ganho de peso no Brasil. Trabalhamos em cima do que traz equilíbrio na régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) para fertilidade, desempenho e características de avaliação de carcaça, com base no PMGZ e no PAINT”, conta Antonio Aurico, Gerente do Nelore Di Genio.

Como resultado do trabalho intenso para o melhoramento e a seleção da raça, o Nelore Di Genio participa dos principais eventos do País. E já estão em pleno vapor os preparativos para o leilão VRJO & Convidados, que vai ser realizado no dia 8 de abril, no Recinto Terra Nova, em Campo Grande (MS), quando a propriedade levará 25 touros para remate. “São animais apartados a dedo, escolhidos entre os que mais se destacaram na safra. São touros melhoradores, com Circunferência Escrotal (CE) excepcional e com excelente Pedigree”, ressalta Antonio Aurico.

O processo de melhoramento e seleção compreende um trabalho concentrado sobre as vacas e a formação de lotes contemporâneos, através de estação de monta bem definida, para extrair, de forma bem confiável, todas as informações de campo. “A partir daí, a fazenda vai selecionando o que tem de melhor. O objetivo é parir um bezerro por ano. As que vão se posicionando acima da média, tornam-se doadoras. A gente explora bastante a parte reprodutiva. Vai comparando a fêmea no seu grupo contemporâneo para identificar os melhores bezerros. Eles serão touros melhoradores e vão mostrar, ao mesmo tempo, quem serão as doadoras, qual genética a gente vai multiplicar. É o bezerro que vai mostrar qual a régua de DEP da vaca”, detalha Antonio Aurico.

Como a pressão de seleção também foca o temperamento, o resultado é um gado manso, tranquilo. E altamente eficiente. “Também conseguimos as melhores vacas, produtivas, que desmamam bezerros pesados, de qualidade, transmitindo as melhores características. Elas são multiplicadas para tirar a genética que vai abastecer o mercado de touros do Mato Grosso do Sul, para disputarmos nas centrais posições dos touros doadores de sêmen e participar das provas de ganho de peso”, completa Antonio Aurico.

Leia também

É o caso da nova aposta da casa, o Opositor da Di Genio, animal que tem a parceria da Alta Genetics e da Fazenda Guadalupe (SP). “Ele é filho de Landau da Di Genio, e da Gavina da Di Genio, com avós da própria Di Genio, mostrando tudo o que a gente busca, fornecendo aos clientes qualidade e conjunto de carcaça. Um touro com velocidade de ganho de peso, beleza racial, volume, arqueamento de costela, contrafilé forte, uma linha dorso de lombo muito preenchida, garupa bem revestida”, explica o gerente do Nelore Di Genio. Avança, agora, para uma nova etapa do projeto e está sendo preparado para ser exibido em diversas exposições nacionais, em Campo Grande, Londrina e Uberaba. “Já temos embriões para nascer do Opositor. Queremos mostrar essa qualidade nas principais praças agropecuárias do Brasil. A casa dele vai ser a Alta Genetics, de onde pretendemos atender o mercado com essa genética esplêndida. Um animal com filhos para mostrar e comprovar toda a capacidade para produzir carne de qualidade, carcaça, uniformidade, pelagem, eficiência e precocidade”, reforça Antonio Aurico.

Sobre o Nelore Di Genio

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore Di Genio também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas e circunferência escrotal nos machos, a Genética Di Genio mantém reprodutores em todas as principais Centrais de Inseminação do Brasil, a exemplo do touro Landau da Di Genio, um dos maiores vendedor de sêmen da ABS Pecplan.

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ) e do PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais, que possibilitou a conquista do tricampeonato de melhor criador da raça Nelore de Mato Grosso do Sul nos anos de 2011, 2012 e 2013.

-- conteúdo relacionado --
Importância dos sistemas de seleção e melhoramento... Atualmente há diversas ferramentas que podem auxiliar no processo de seleção de um touro para a Pecuária de Corte. Entre elas estão os diferentes pro...
Novilho Precoce bate recorde e abate quase 180 mil... Fechamento dos número de abates bate recorde em 2016 e fecha o ano com 177,5 mil cabeças Com um volume recorde no número de abates, a Associação Sul-...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com