O recorde mundial de produção de leite foi batido em menos de 3 dias pela vaca holandesa Poesia, tirando o título da vaca Baleia (132,2 kg de leite); O animal é hoje a maior produtora de leite do mundo!
O recorde mundial de produção leiteira atingindo pela vaca Baleia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) durou apenas três dias. Na última segunda-feira, ela produziu 132,2 quilos em três ordenhas. Nesta quinta-feira, a vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite. Os dois animais são da raça holandesa e, segundo as informações, a vaca Poesia foi vendida para João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP).
A vaca Poesia, que pertencia a Diego Oliveira Vaz, da Fazenda Coqueiros, de Alpinopolis (MG), no momento em que quebrou o recorde mundial. Segundo as informações o proprietário que possui cerca de 120 animais na propriedade. Fato importante de se destacar é o trabalho que foi realizado pelo pequeno produtor, o Diego, que em um momento histórico, mostrou que não há limite para a pecuária leiteira.
Segundo Diego, em entrevista especial ao Compre Rural, informou a grande satisfação que foi o momento em que a vaca atingiu a produção recorde, “tivemos que trocar o tambor, que encheu numa velocidade absurda”, ressaltou ele. Ainda nos vídeos enviados pelo proprietário, é possível ver a grande dificuldade do animal em caminhar devido ao tamanho do seu úbere.
O animal que nasceu no dia 06 de maio de 2019, com cerca de 4 anos de idade a vaca se consagrou como a maior produtora de leite em 24 horas do mundo, quebrando todos os recordes existentes anteriormente. “Um momento único, com novo recorde mundial de produção de leite, e acreditamos que será difícil de ser quebrado”, finalizou Diego.
Ainda segundo as informações, a vaca foi vendida após o torneio ao produtor rural João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP). O valor da negociação, segundo fontes próximas, foi de cerca de R$ 40.000,00 pela vaca de maior produção de leite do mundo, com mais de 144 kg de leite em 24 horas.

Cabe lembrar que, no atual momento, a vaca recordista mundial que ainda consta no Guiness World Record é Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando que produziu um total de 127,570 quilos em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).
A abertura oficial da Expass Agro, que homenageia o produtor rural José Coelho Vitor, o Zé Cabo Verde, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Espaço Tropeiro, com a presença de várias autoridades, dentre elas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, do presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio Pitangui De Salvo, além de prefeitos, vereadores, deputados, produtores rurais e familiares do homenageado.
Em três ordenhas consecutivas a Vaca Poesia, que pertencia a Diego Vaz, produziu 144,20 quilos de leite.
Momento especial ontem Diego, que estava ordenhando o animal, pede para trocar o galão que já estava com mais de 44 kg de leite
Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio. Todo ano temos os grandes torneios leiteiros, onde genéticas são postas à prova, animais mostram porque são considerados os maiores produtores de leite e, quase sempre, alcançam recordes mundiais.
O Torneio Aberto de Leite e o Gir Leiteiro tiveram início no dia 26 e finalizaram com a premiação, que entregou dois carros para os vencedores. Murilo Rios Lemos, com a vaca Baleia ganhou um dos veículos. Após a premiação, o evento proporcionou o banho de leite.
Já o Torneio de Bubalinos termina hoje, 30. Também nesta sexta-feira, começa o julgamento dos animais de pista Gir e Girolando. No próximo domingo, 2, acontece o encerramento de todo o evento, com o Leilão Elite de Gado de Leite, a partir das 12h, no Espaço Tropeiro com convites especiais.
De acordo com os empresários, a expectativa é de grandes negócios durante o evento. Segundo eles, os estandes mantiveram lotados durante o dia e muitos produtores rurais e suas famílias estiveram no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural) de Passos, Darlan Esper Kallas, o evento mostra a força do agronegócio, agradecendo a forte presença dos expositores e dos produtores rurais.
O presidente ainda destacou, a importância da Expass Agro com a presença do secretário de Estado, do prefeito de Passos, Diego Oliveira, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Evandro do Carmo Guimarães e do presidente da Girolando, Domício José Gregório Arruda.
Com relação aos negócios na feira, Segundo Darlan, os empresários esperam muitas vendas durante os três dias de evento, salientando a importância de marcar presença neste momento tão importante, em que, todos os olhares do mundo agro se voltam para Passos, como a cidade em que realizou o torneio com animais tão especiais, inclusive quebrando o recorde mundial que antes era de 127 quilos de leite.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo
Durante a estação seca, quando os reservatórios atingem níveis críticos e a produção hidrelétrica diminui, a energia da cana supre o sistema elétrico nacional, assegurando fornecimento estável e seguro.
Continue Reading Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo
A maior fazenda solar do Alasca cultiva alimentos sob os painéis
No estado do Alasca, onde energia e alimentos custam caro, cientistas testam um modelo que une geração solar e cultivo agrícola no mesmo terreno, e já colhem resultados promissores.
Continue Reading A maior fazenda solar do Alasca cultiva alimentos sob os painéis
Boi no vermelho? Como separar despesas fixas e variáveis para salvar o caixa do boi
Enquanto custos de insumos pressionam o produtor e a arroba oscila no mercado, cortar gastos sem planejamento pode aprofundar prejuízos; separar despesas fixas e variáveis é o primeiro passo para manter a fazenda no azul
Continue Reading Boi no vermelho? Como separar despesas fixas e variáveis para salvar o caixa do boi
Indústria brasileira do trigo reforça papel estratégico diante de desafios globais
Cadeia do grão discute reforma tributária, inovação e autossuficiência do Brasil na produção durante Congresso da Abitrigo, no Rio de Janeiro.
Continue Reading Indústria brasileira do trigo reforça papel estratégico diante de desafios globais
Touro Gir Leiteiro segue fazendo história e marcando gerações; vídeo
O touro da raça Gir Leiteiro, EDANK TE JABAQUARA, confirmou no último sumário de fêmeas ser o principal padreador da raça no país. Sua genealogia também é um destaque absoluto.
Continue Reading Touro Gir Leiteiro segue fazendo história e marcando gerações; vídeo
Camex prorroga medidas antidumping contra China, EUA e Alemanha
A medida também se aplica, pelos mesmos cinco anos, às importações brasileiras de etanolaminas adquiridas na Alemanha e nos Estados Unidos.
Continue Reading Camex prorroga medidas antidumping contra China, EUA e Alemanha





