
O recorde mundial de produção de leite foi batido em menos de 3 dias pela vaca holandesa Poesia, tirando o título da vaca Baleia (132,2 kg de leite); O animal é hoje a maior produtora de leite do mundo!
O recorde mundial de produção leiteira atingindo pela vaca Baleia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) durou apenas três dias. Na última segunda-feira, ela produziu 132,2 quilos em três ordenhas. Nesta quinta-feira, a vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite. Os dois animais são da raça holandesa e, segundo as informações, a vaca Poesia foi vendida para João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP).
A vaca Poesia, que pertencia a Diego Oliveira Vaz, da Fazenda Coqueiros, de Alpinopolis (MG), no momento em que quebrou o recorde mundial. Segundo as informações o proprietário que possui cerca de 120 animais na propriedade. Fato importante de se destacar é o trabalho que foi realizado pelo pequeno produtor, o Diego, que em um momento histórico, mostrou que não há limite para a pecuária leiteira.
Segundo Diego, em entrevista especial ao Compre Rural, informou a grande satisfação que foi o momento em que a vaca atingiu a produção recorde, “tivemos que trocar o tambor, que encheu numa velocidade absurda”, ressaltou ele. Ainda nos vídeos enviados pelo proprietário, é possível ver a grande dificuldade do animal em caminhar devido ao tamanho do seu úbere.
O animal que nasceu no dia 06 de maio de 2019, com cerca de 4 anos de idade a vaca se consagrou como a maior produtora de leite em 24 horas do mundo, quebrando todos os recordes existentes anteriormente. “Um momento único, com novo recorde mundial de produção de leite, e acreditamos que será difícil de ser quebrado”, finalizou Diego.
Ainda segundo as informações, a vaca foi vendida após o torneio ao produtor rural João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP). O valor da negociação, segundo fontes próximas, foi de cerca de R$ 40.000,00 pela vaca de maior produção de leite do mundo, com mais de 144 kg de leite em 24 horas.

Cabe lembrar que, no atual momento, a vaca recordista mundial que ainda consta no Guiness World Record é Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando que produziu um total de 127,570 quilos em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).
A abertura oficial da Expass Agro, que homenageia o produtor rural José Coelho Vitor, o Zé Cabo Verde, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Espaço Tropeiro, com a presença de várias autoridades, dentre elas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, do presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio Pitangui De Salvo, além de prefeitos, vereadores, deputados, produtores rurais e familiares do homenageado.
Em três ordenhas consecutivas a Vaca Poesia, que pertencia a Diego Vaz, produziu 144,20 quilos de leite.
Momento especial ontem Diego, que estava ordenhando o animal, pede para trocar o galão que já estava com mais de 44 kg de leite
Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio. Todo ano temos os grandes torneios leiteiros, onde genéticas são postas à prova, animais mostram porque são considerados os maiores produtores de leite e, quase sempre, alcançam recordes mundiais.
O Torneio Aberto de Leite e o Gir Leiteiro tiveram início no dia 26 e finalizaram com a premiação, que entregou dois carros para os vencedores. Murilo Rios Lemos, com a vaca Baleia ganhou um dos veículos. Após a premiação, o evento proporcionou o banho de leite.
Já o Torneio de Bubalinos termina hoje, 30. Também nesta sexta-feira, começa o julgamento dos animais de pista Gir e Girolando. No próximo domingo, 2, acontece o encerramento de todo o evento, com o Leilão Elite de Gado de Leite, a partir das 12h, no Espaço Tropeiro com convites especiais.
De acordo com os empresários, a expectativa é de grandes negócios durante o evento. Segundo eles, os estandes mantiveram lotados durante o dia e muitos produtores rurais e suas famílias estiveram no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural) de Passos, Darlan Esper Kallas, o evento mostra a força do agronegócio, agradecendo a forte presença dos expositores e dos produtores rurais.
O presidente ainda destacou, a importância da Expass Agro com a presença do secretário de Estado, do prefeito de Passos, Diego Oliveira, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Evandro do Carmo Guimarães e do presidente da Girolando, Domício José Gregório Arruda.
Com relação aos negócios na feira, Segundo Darlan, os empresários esperam muitas vendas durante os três dias de evento, salientando a importância de marcar presença neste momento tão importante, em que, todos os olhares do mundo agro se voltam para Passos, como a cidade em que realizou o torneio com animais tão especiais, inclusive quebrando o recorde mundial que antes era de 127 quilos de leite.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.
FPA trabalha pela aprovação de medidas de combate à fraude em combustíveis
“Uma das nossas prioridades é aprovar um pacote de medidas que mitiguem este tipo de crime”, afirma Arnaldo Jardim.
Continue Reading FPA trabalha pela aprovação de medidas de combate à fraude em combustíveis
Soja: margem de lucro do produtor cai pela metade em quatro anos, mostra estudo exclusivo da Serasa Experian
O resultado é reflexo principalmente da combinação de preços menores, custos ainda elevados e recuos de produtividade.
Cervejas brasileiras estão entre as melhores do mundo em competição internacional: veja
Cerveja brasileira conquista medalhas na Alemanha e prova sua força no cenário internacional