Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. Dessa forma, o Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural
Os estudos, metodologicamente fundamentados, são feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT).
Estudos metodologicamente fundamentados feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT) formam o Sistema de Mercado de Terras (Simet) e do Atlas do Mercado de Terras, lançado nesta sexta-feira (10/11) pelo Incra, na sede do órgão em São Luís, no Maranhão. Segundo divulgação, o material visa referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.
O lançamento dos dados, trata-se de serviços fornecidos pelo instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada, aliando os estudos, metodologicamente fundamentados, que foram feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente, colaborando para melhor avaliação.
“Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. O Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural”, anuncia o diretor de Gestão Estratégica, Gustavo Souto de Noronha.
Desde a década de 1990, o instituto executa esse rigoroso processo de monitoramento por meio da coleta regular de informações, como transações, ofertas e opiniões, bem como pela elaboração de avaliações de imóveis para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
“São mais de 30 anos de experiência prática que credenciam o Incra a se manifestar publicamente sobre o valor da terra rural, um dos ativos de maior importância à economia nacional e, consequentemente, ao Estado”, explica o chefe da Divisão de Análises e Estudos do Mercado de Terras da autarquia, Carlos Shigeaky.
Sistemática
Os dados de valores de terras no Simet serão os consignados nos Atlas do Mercado de Terras, elaborados, anualmente, a partir dos Relatórios de Análise dos Mercados de Terras (RAMT), produzidos regularmente pelas superintendências regionais do Incra nos estados.
O RAMT é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise feito após pesquisa ampla nos diferentes mercados de imóveis rurais observados no país. Esta dinâmica mercantil é compreendida pelo emprego de critérios e métodos de estatística adequados, a partir de amostras coletadas periodicamente.
Nos RAMT estão contidas as Planilhas de Preços Referenciais (PPR), nas quais são relacionados os usos de imóveis rurais com valores por hectare em espaços geográficos delimitados pelos Mercados Regionais de Terras (MRT).
Desta forma, para cada um dos 244 MRT, que é subdividido o Brasil, se tem uma respectiva PPR. As planilhas trazem os preços de imóveis com benfeitorias: chamados de Valor Total de Imóveis (VTI), e sem benfeitorias: o Valor da Terra Nua (VTN).
Com valores mínimos, médios e máximos de VTI e VTN por hectare, por uso do solo observável, chega-se ao resultado que é disponibilizado à sociedade de forma acessível e gratuitamente pelo Incra por meio da publicação do repositório oficial Simet.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Segundo a FecoAgro/RS preços da cultura decepcionam produtores e devem desestimular área para a próxima safra. Mesmo com R$ 516 bilhões anunciados para a safra 2025/26, a rigidez dos bancos e os juros altos deixaram o agro sem fôlego. Consultorias como a ConsulttAgro surgem como aliadas para destravar o crédito e manter o campo produzindo. O novo docu-reality do GNT, que estreou no final de outubro, mergulha na rotina de seis mulheres influentes da alta sociedade de Goiânia, destacando a força econômica do Centro-Oeste e a presença feminina no setor Continue Reading ‘Poderosas do Cerrado’: Novo reality é focado nas mulheres ricas do agro Durante a entressafra, barras de aço trefiladas e tubos de aço carbono, além de soluções integradas, podem ajudar na renovação de máquinas e estruturas. Continue Reading Grupo Açotubo oferece linha de produtos para impulsionar o agronegócio A obra reúne mais de cinquenta autores da Empresa e sintetiza a contribuição da ciência agrícola brasileira para a agenda climática global e para a produção sustentável de alimentos. Continue Reading Embrapa lança livro “Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira” Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de outubro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Continue Reading IBGE: estimativas maiores para milho impulsionam revisão na safra 2025Safra de trigo avança no Rio Grande do Sul com alerta para baixa rentabilidade do produtor
Crédito travado: Plano Safra recorde não chega ao produtor e alternativas fora dos bancos ganham força
‘Poderosas do Cerrado’: Novo reality é focado nas mulheres ricas do agro
Grupo Açotubo oferece linha de produtos para impulsionar o agronegócio
Embrapa lança livro “Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira”
IBGE: estimativas maiores para milho impulsionam revisão na safra 2025





