“O Agro Mata?” Verdade, mata a fome do mundo!

PARTILHAR

Muito se escuta a frase “O Agro Mata” saindo daqueles que desconhecem o papel essencial que o setor tem na economia mundial e na garantia do alimento à mesa!

Vamos colocar aqui, antes de mais nada, a definição do que é o Agronegócio (em inglês: Agribusiness), ou seja, é a junção de inúmeras atividades que envolvem de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Sendo assim, se você se alimentou hoje, agradeça ao homem do campo, agradeço o Agronegócio!

Vamos ao papel do agronegócio no Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,06% em dezembro e fechou o ano de 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, na comparação com 2019. Com o resultado, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado. Em 2019, este percentual foi de 20,5%.

O agronegócio do Brasil é responsável pela alimentação de cerca de 800 milhões de pessoas, ou aproximadamente 10% da população global, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mediu dados a partir da produção básica de grãos e oleaginosas do país.

Os resultados, conforme variação dos preços e safras, flutuam de acordo com o ano estudado – em 2019, outro período considerado pelo trabalho, o cálculo da população alimentada pelo Brasil chegava a 809.472 milhões, devido aos preços.

“Assim, pode-se afirmar que ao redor de 800 milhões de pessoas são alimentadas pelo Brasil, incluindo uma população brasileira”, concluiu os autores, que citam ainda a população global em torno de 7,76 bilhões de pessoas em 2020.

Sendo assim, o agro mata! Ele mata a fome das pessoas, garante emprego, geração de renda e alimento de qualidade com uma produção sustentável e preservando o meio ambiente.

Se você comeu hoje, agradeça ao agronegócio e ao produtor rural que está no campo!

Agro é sinônimo de preservação

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Hanna Halum, garantiu que o setor agropecuário brasileiro preserva o meio ambiente e conclamou detratores do País a vir aqui para checar, in loco, essa preservação. 

O representante do ministério acrescentou que, ao longo dos últimos 50 anos, quando começaram as pesquisas da Embrapa, o País cresceu em produção utilizando menos área. Garantiu que os produtores rurais deixaram de desmatar 123 milhões de hectares no período por causa do expressivo aumento da produtividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com