O centenário de um mito: ícone da agricultura mundial completa 100 anos

O centenário de um mito: ícone da agricultura mundial completa 100 anos

PARTILHAR
whaterloo-boy-primeiro-trator-john-deer
Waterloo Boy foi primeiro modelo de trator lançado pela John Deere, em 2018. Fonte: Divulgação/John Deere

Primeiro trator produzido pela John Deere, Waterloo Boy comemorou o centenário nesta quarta-feira

Líder de vendas de tratores do Brasil – apenas em 2017 foram 11 mil unidades vendidas -, a John Deere anunciou nesta quarta-feira (14) o aniversário de seu primeiro trator. O Waterloo Boy (foto), primeiro modelo da companhia, iniciou, em 1918, a era das máquinas.

No dia 14 de março de 1918, a John Deere comprou a empresa Waterloo Gasoline Engine, nos Estados Unidos. A data também entrou para a história pela produção do primeiro trator do grupo, mas não foi exatamente o primeiro produto da empresa.

Histórico

Antes do lançamento, a empresa já existia há 70 anos, desde 1837. O primeiro lançamento aconteceu em Grand Detour (Illinois), quando o ferreiro que deu o nome à empresa, John Deere, projetou e vendeu dez arados para solos arenosos. Dez anos depois, ele já era dono de uma fábrica do produto na região.

A evolução do grupo, contudo, aconteceria nas duas primeiras décadas do século 20. O terceiro presidente da companhia, William Butterworth, fez uma série de aquisições e passou a observar de perto uma tecnologia emergente: a dos tratores.

Desde então, esse equipamento foi evoluindo. John Deere e concorrentes fizeram dele um trabalho não apenas de agricultores e ferreiros, mas também de engenheiros, designers, agricultores e tantos outros participantes.

Com Informações da Gazeta do Povo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com