Pecuária vê o nascimento de um fenômeno mundial do leite

PARTILHAR
reprodutor da raça holandesa Dawson TJR DUKE DAWSON- ET TC TR 551HO03720
Foto: Divulgação

Conheça o efeito prático da genômica na dinâmica de seleção de novos reprodutores; touro filho de Montross, Dawson, é destaque absoluto no leite mundial

A seleção genômica tornou-se uma ferramenta eficiente e econômica na identificação de indivíduos superiores e na velocidade do melhoramento genético tanto em núcleos de seleção, como em rebanhos comerciais. Essa metodologia, conta com níveis de acurácia de 75% a 85%, possibilitando um menor tempo entre expectativa e realidade.

A metodologia anterior demandava a avaliação quantitativa de progênie (resultado efetivo de filhas de um determinado indivíduo, após uma lactação encerrada) para atingir acurácias similares às geradas pela seleção genômica, demandando em média 3 anos até uma confirmação de superioridade e identificação de um reprodutor.

O uso de marcadores moleculares associados às informações quantitativas de performance propicia, portanto, a informação do valor genômico, com maiores níveis de acurácia e menor tempo na identificação de indivíduos superiores.

Além das informações genômicas, o avanço tecnológico nos sistemas computacionais também evoluiu, possibilitando não só um maior nível de confiança e efetividade nos resultados de acasalamentos, mas também em novos recursos.

Um exemplo dessa evolução é o Precision Match (sistema de acasalamento por informações genômicas da Cogent), que além de possuir um nível de estimativas genômicas mais acuradas, calcula a endogamia futura e os efeitos de depressão endogâmica nas próximas gerações. Isso permite um nível de segurança muito maior nas recomendações de acasalamentos, mesmo de indivíduos aparentados, evitando efeitos deletérios da endogamia na progênie.

reprodutor da raça holandesa Dawson TJR DUKE DAWSON- ET TC TR 551HO03720
Foto: Divulgação

O NASCIMENTO DE UM MITO MODERNO

O reprodutor Dawson (TJR DUKE DAWSON- ET TC TR 551HO03720) é um excelente exemplo do avanço na seleção genômica e seu efeito tanto na velocidade quanto na qualidade da seleção de reprodutores.

Fruto da seleção genômica da COGENT, Dawson (Montross x Draco) se destacou nas provas dos reprodutores jovens da raça Holandesa de 2020, posicionado em primeiro lugar para Leite e segundo para Proteína.

Nas provas de 2021, Dawson mantém seu destaque com seus 2.826 Kg para leite, +80 Kg de proteína, +1.97 de composto de úbere, +2% de facilidade de parto, +3.0 de vida produtiva e um excepcional composto de úbere (+1.97).

Touro Dawson é um verdadeiro sucesso no sêmen Sexado Ultra4M

Para 2022 se espera o ingresso de performance de suas filhas, o que incrementará ainda mais as acurácias de seus PTAs. Ainda em 2021, já se observam a primeira geração de filhas nascidas em vários países, reforçando a expectativa depositada em Dawson.

No Brasil, sua produção nascida também chama muito a atenção. No Sumário Genômico Unificado, o reprodutor já possui 5 filhas ranqueadas entre as TOP5% para leite, 8 entre as TOP 20% e 22 filhas entre as TOP10% para leite.

Em resumo, Dawson ranqueou no sumário unificado para PTA leite:

  • TOP 100 – 22 filhas;
  • TOP 20 – 8 filhas;
  • e no TOP 10 a incrível marca de 5 filhas.
Fonte: Cogent Brasil

Além de se destacar dentro da raça holandesa, Dawson vem sendo intensamente utilizado nos cruzamentos dentro do Girolando, já com novilhas muito bem equilibradas se preparando para entrar em reprodução.

Com elevados atributos genômicos em características de produção, úbere e tipo, com filhas genômicas já destaque nos sumários da raça holandesa e grande uniformidade na raça Girolando, Dawson um excelente exemplo do impacto da seleção genômica sobre a velocidade e qualidade genética na seleção da raça Holandesa, reservando uma grande e crescente expectativa com suas primeiras gerações nascidas.

A genética do Touro Dawson está disponível através da VS Lunardi, representante da Cogent Brasil, telefone de contato (55) 99962-6337 e e-mail vslunardi@gmail.com.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.