Óleo de Neem, defensivo ecológico que não agride o meio ambiente

Óleo de Neem, defensivo ecológico que não agride o meio ambiente

PARTILHAR

Combate as mais diversas pragas, sem agredir o meio ambiente nem a saúde humana.

O NEEM, (Azadirachta indica) é uma planta originária da Índia, introduzida no Brasil em 1982. Trata-se de uma árvore que, em poucos anos, atinge mais de 10 metros dealtura. Produz os primeiros frutos entre 2 e 5 anos depois do plantio e nas condições do Nordeste chega a produzir duas safras anuais. Desenvolve-se bem em regiões semi-áridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. No sertão nordestino árvores de Neem proporcionam sombra acolhedora e favorecem um micro-clima agradável.

Essa espécie traz grandes benefícios para a agricultura e a pecuária. Seus produtos são usados na proteção natural de plantas e animais domésticos contra um grande número de pragas e doenças. Controla lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cochonilhas, mosca branca e pragas de grãos armazenados. É também indicado no controle de nematóides e doenças provocadas por fungos e bactérias. No tratamento de animais é usado como carrapaticida, vermífugo e no controle da mosca do chifre dos bovinos. É inofensivo aos seres humanos, mamíferos e aves.

Em razão da presença nas folhas, cascas, frutos e sementes do Neem, de substâncias como a Azadiractina, Nimbina e Salanina, os produtos dele derivados atuam de diferentes maneiras sobre os insetos. Têm ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos tratados com o Neem ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação da praga.

Das sementes do Neem, extrai-se um óleo que é empregado na fabricação de medicamentos de uso humano e veterinário, inseticidas para a agricultura orgânica e também na produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.

Comprar Óleo de Neem

Nos centros urbanos, o óleo de Neem esta sendo utilizado como repelente de inseto não tóxico e seguro, ótimo para pessoas que sofrem de rinites alérgicas ou locais com crianças e animais domésticos, algumas pessoas impregnam a certolina com o produto e utilizam em repelentes eletrônicos, outros pingam algumas gotas em recipientes odoreizadores, são várias as táticas de uso. Em restaurantes e mercados, a desinsetização de ambientes com esse produto livra os locais de infestação de baratas e moscas.

A natureza dispõe de alternativas aos pesticidas químicos que deveriam ser usados para o controle de pestes. Os biopesticidas produzidos do Neem são de grande eficácia e comercialmente viáveis. Baratos, possuem efeitos em longo prazo, não poluem e não são nocivos à saúde humana.

Fonte Agrotropical