Padronização é destaque em Concurso de Carcaças

Padronização é destaque em Concurso de Carcaças

Angus
Foto Divulgação. Foto: Gabriela Menezes

Animais jovens e padronizados foram os diferenciais do 2º Concurso de Carcaças Angus de Santa Catarina, que ocorreu na sexta-feira (8/12), no Frigorífico Verdi, no município de Pouso Redondo, no Norte do estado catarinense.

Ao todo, foram abatidos 200 animais durante a competição. Destaque para o bom acabamento e peso dos lotes.

Na categoria macho, Vilmar Carboni, que tem propriedade em Rio das Antas, conquistou o prêmio com um lote que alcançou 84.37 pontos, com peso médio de 327,25 quilos. O segundo colocado foi Francisco Salvi, de Ibicare, que teve como pontuação total 84.00 pontos com carcaça que atingiu peso médio de 274,60 quilos. Na terceira posição, Silmar Demenech, de Videira, marcou 63.00 pontos e 288.85 quilos de peso médio no lote.

Entre as fêmeas, Francisco Salvi, que faturou também a segunda colocação dos machos, conquistou o primeiro lugar da categoria. O lote vencedor alcançou os 63.00 pontos, com um peso médio de 208.90 quilos. Em segundo lugar, Olindo Spricigo chegou aos 60.62 pontos e 233.125 quilos na média do peso. A coordenadora do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, destaca que a alta padronização foi o diferencial do concurso.

“Podemos ver que os participantes se prepararam mais em relação a última edição, e nos mostraram animais extremamente jovens, com um belo acabamento e com o padrão Angus em alta”, observou. “O concurso foi além das expectativas que tínhamos. Ainda em comparação ao ano passado, 70 animais a mais foram abatidos. Os produtores exibiram lotes de uma qualidade que destaca o bom trabalho que está sendo feito na região”, finalizou.