Parceria no Sul cria maior bateria mundial de raça Devon

Parceria no Sul cria maior bateria mundial de raça Devon

PARTILHAR
devon-brasil
Parceria CRIO & Ruby Beef / Foto: Gabriel Oliveira

A Central Genética Bovina (CRIO) e Ruby Beef – Cortes selecionados detém a maior bateria mundial de doadores de sêmen da raça Devon

A nova parceria firmada entre o PROGRAMA RUBY BEEF e a CRIO CENTRAL GENÉTICA BOVINA, promoveu a alocação do maior grupo de reprodutores da raça DEVON, doadores de sêmen em uma única central de inseminação artificial, no mundo.

A ideia surgiu no intuito de chamar a atenção do mercado, além de difundir e fomentar o uso de reprodutores DEVON para cruzamentos, dando maiores opções aos produtores, revendedores e consumidores de sêmen bovino.

devon-brasil-semen
Parceria CRIO & Ruby Beef / Foto: Gabriel Oliveira

O programa RUBY BEEF consiste na produção e abate de bovinos JOVENS, alimentados a PASTO, da raça DEVON e suas CRUZAS. Todo o processo pode ser rastreado desde o pasto até a mesa dos consumidores, através de um sistema de identificação via QR code. Os abates são realizados semanalmente no Frigorífico Campeiro – Rosário do Sul/RS, que detém o selo SISBI de inspeção federal.

Prestes a completar um ano de operações, o programa RUBY BEEF já busca expandir suas atividades e para isso necessita novos parceiros fornecedores de bovinos. Visando contribuir com o acesso, que é ainda restrito ao sêmen de reprodutores da raça DEVON é que formou-se a parceria do programa Ruby com a CRIO Central Genética Bovina. E assim nasceu o projeto de disponibilizar um grupo mais significativo de doadores em um único endereço, dando mais opções aos interessados.

ruby-beef
Foto: Ruby Beef

A recém montada bateria de doadores está composta por touros DEVON, sendo todos Puros de Origem (PO) e mochos genéticos, selecionados nas Cabanhas Santa Alice e Saudade, tradicionais criatórios da raça no RS. No momento já se encontram na Central, localizada em Cachoeira do Sul/RS, seis reprodutores selecionados, sendo um deles já contratado pela GENEX do Brasil.

Para a formação desse grupo inicial de reprodutores, foram adotados critérios técnicos especialmente relacionados a linhagens de melhor desempenho, biotipo funcional, além do potencial de congelamento de sêmen. Os principais critérios na escolha das linhagens foram o seu nível de desempenho produtivo pré abate (ganho de peso, precocidade, facilidade de acabamento), além do desempenho frigorífico (rendimento de carcaça, rendimento de cortes, marmoreio e maciez de carne).

Com foco especial na prestação de serviços, os reprodutores da bateria RUBY alocados na Central CRIO estão disponíveis ao mercado nas seguintes modalidades de contratação de serviços ou comércio:

  • Contratação de um ou mais reprodutores por outras Centrais de Inseminação Artificial;
  • Contratação de partidas de sêmen exclusivas, de um ou mais reprodutores, por Centrais de IA ou revendas;
  • Venda direta de doses de sêmen, para revendedores ou consumidores finais (pecuaristas).
  • Visitas à Central, a fim de conhecer os reprodutores e analisar seus dados de desempenho, podem ser agendadas pelos telefones (51) 99904 3356 ou (51) 99835 8100 ou e-mail.

A CRIO está localizada na BR 290 km 272 – Cachoeira do Sul/RS.

Saiba mais sobre o Programa Ruby Beef no Facebook.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.