Peão morre dentro de curral atacado por touro, vídeo!

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Segundo delegada, funcionário fazia o manejo do gado dentro de um curral, quando foi perseguido e pressionado pelo animal. Confira as informações abaixo!

O peão Romildo Galdino da Silva, de 54 anos, morreu após um boi avançar contra ele em uma fazenda de Davinópolis, na região sudeste de Goiás. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, a morte foi causada por um acidente de trabalho. A Polícia Civil investiga o caso.

Ainda segundo informações, o peão estava dentro do curral fazendo o manejo do gado, ele acabou tomando uma investida de um boi da raça Holandesa. Infelizmente, mesmo sendo socorrido no momento do acidente, o peão não sobreviveu aos ferimentos e acabou vindo a óbito ainda no local.

O proprietário da fazenda onde aconteceu a morte, está bastante abalado com a situação e não quis gravar entrevistas. A polícia esteve no local, fez as perícias e encaminhou o corpo para o IML para que fosse realizado os exames necessários para investigação.

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (17). Segundo a delegada responsável pelo caso, Marcella Magalhães, o peão fazia o manejo do gado dentro de um curral da fazenda, quando foi perseguido e pressionado contra uma grade por um boi da raça holandês.

“Vamos aguardar os laudos, mas tudo indica que a morte dele foi por um motivo acidental. A perícia e o Instituto Médico Legal estiveram no local”, disse a delegada.

Ainda segundo as informações obtidas, o dono da fazenda lamentou o ocorrido e disse que o peão era um funcionário experiente. Tal situação traz um grande alerta a todos nós que trabalhamos na lida do gado, a experiência conta muito nessas horas, mas é preciso muita atenção na lida boiadeira.

Peão Romildo da Silva morreu após ser atacado por boi, em Davinópolis — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O manejo com o gado, leite ou corte, requer conhecimento e treinamento, além de cuidados básicos para poder evitar ou tentar mitigar esses acidentes. Infelizmente, a fatalidade serve como um aviso para aqueles que estão na lida do gado.

Veja o perigo da lida do gado e a importância de se ter conhecimento e treinamento:

3 dicas para melhorar o manejo de gado de corte

Dito isso, compilamos a seguir alguns princípios básicos para que os esforços de manejo surtam os efeitos esperados:

1. Implemente ações de bem-estar animal

Nos últimos anos o mercado, tanto nacional quanto internacional, tem priorizado sistemas de produção que contemplem a questão do bem-estar animal. E, os produtores já perceberam que isso tem uma relação íntima com a saúde e o desempenho produtivo dos animais.

Basicamente, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomenda cinco princípios que devem ser atendidos para que um produtor possa afirmar que faz um bom trabalho em relação ao bem-estar animal:

  1. Evitar fome, sede e desnutrição;
  2. Evitar medo e angústia;
  3. Evitar desconforto físico e térmico;
  4. Evitar dor, injúrias e doenças;
  5. Criar condições que permitam as expressões normais de comportamento.

2. Adeque fisicamente a fazenda

Garantir boas condições de estábulos, currais e demais dependências da fazenda é fundamental para que o manejo seja realizado da melhor forma possível.

Os animais precisam, por exemplo, de áreas de sombra para determinadas horas do dia. Já os profissionais devem ter ao seu alcance os insumos e as ferramentas necessárias para realizar o manejo.

3. Instrua e treine sua equipe

Seja qual for a etapa do manejo (engorda, condução entre pastagens, cuidados veterinários, transporte etc.), é fundamental que os profissionais sejam treinados.

Além de elevar a produtividade das pessoas, o treinamento em boas práticas de manejo pode ajudar a reduzir acidentes de trabalho, processos trabalhistas, multas e danos à reputação da fazenda, por exemplo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.