Pecuária ‘ambientalmente correta’ aumenta lucratividade do pecuarista

Modelo de produção de Carne Baixo Carbono mitiga a emissão de gases de efeito estufa e aumenta lucratividade do pecuarista

Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sul) comprovou que o modelo de produção Carne Baixo Carbono (CBC) proporciona aumento de lucratividade, manutenção do estoque de carbono do solo e mitigação da emissão de GEEs, além do efeito poupa-terra. Segundo a Embrapa, a marca CBC surge no sentido de contemplar sistemas pecuários que não possuem o componente florestal, mas que apresentam potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

  • Isso só corrobora com a afirmação de que uma pecuária sustentável, ou seja, ambientalmente correta pode aumentar a lucratividade do pecuarista brasileiro.

A pesquisa foi realizada numa Unidade de Referência tecnológica, no bioma Cerrado e buscou avaliar a produção de bovinos de corte validando as diretrizes técnicas CBC como: densidade; estoque de carbono e qualidade do solo, disponibilidade da forragem e cobertura do solo, ganho médio diário, ganho por área e emissões entéricas.

De acordo com a Embrapa Pecuária Sul, responsável pelo estudo, os resultados demonstram que a densidade do solo não difere entre áreas em 2019/2020; já em 2020/2021 as densidades foram maiores no CBC, mas mantiveram-se abaixo da faixa crítica. Já o estoque de C na camada de 0 cm-20 cm, a qualidade do solo, a massa de forragem e a cobertura do solo foram maiores no CBC.

E, os ganhos de peso por animal foram semelhantes entre áreas, mas no CBC foram registrados maiores ganhos por área, sem aumento nas emissões de metano entérico no sistema CBC em comparação ao MF no primeiro ano e, para o segundo ano, houve menor intensidade de emissão.

Resumidamente, os resultados indicaram que o protocolo CBC proporcionou aumento de lucratividade, manutenção do estoque de carbono do solo e mitigação da emissão de GEEs, além do efeito poupa-terra.

Manejo de pastagem pode contribuir com a mitigação das mudanças climáticas

Segundo o estudo, o manejo de pastagens foi citado como a segunda tecnologia agrícola disponível mais importante para a mitigação das mudanças climáticas.

O modelo de pecuária da marca-conceito CBC pressupõe produção em sistemas cujas emissões de metano sejam mitigadas durante o processo de produção em função da recuperação do pasto ou manejo sustentável de animais em pasto, bem como pelo aumento do estoque de carbono no solo.

Há de duas a três vezes mais carbono nos solos, em relação ao estocado na vegetação e cerca do dobro em comparação com a atmosfera, o que, segundo a pesquisa, demonstra a importância que os solos assumem no cenário atual. “Assim, considerando as pastagens, as perdas de carbono no solo podem ser mínimas ou até ter ganhos em comparação com a vegetação natural no bioma Cerrado, o que depende, essencialmente, do manejo”, destacou a pesquisa.

Estima-se que as pastagens armazenam de 20% a 30% do carbono do solo no mundo e que possuam potencial para sequestrar carbono por meio da melhoria no manejo do sistema de produção animal em pasto, trazendo benefícios significativos para a sustentabilidade ambiental, em virtude da grande extensão de área que ocupam.

Segundo a Embrapa, dentro deste contexto, as diretrizes para produção de CBC foram lançadas em 2020 e fazem parte de um conjunto de medidas que contribuem com as estratégias do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) e se baseiam em critérios, conceitos e práticas para valorizar a condução de sistemas pecuários, no intuito de que esses sejam mais eficientes em mitigar a emissão de gases pelo rebanho durante seu ciclo produtivo.

“Contudo, ainda não existe no Brasil um sistema de produção com as diretrizes CBC validadas e, como o Protocolo para certificação da Marca- Conceito CBC será disponibilizado para uso em fazendas comerciais, faz-se importante estudos em áreas de referência. Assim, o objetivo do trabalho foi apresentar os resultados da primeira Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa para produção de carne mediante adoção das diretrizes CBC”, destacou a pesquisa.

Ainda de acordo com a Embrapa o objetivo da publicação está relacionada ao ODS 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, meta 2.4: garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhoram progressivamente a qualidade da terra e do solo.

E, também está relacionada à ODS 13 que tem o intuito de tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, e integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.

Publicações da Embrapa:

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM