Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Pecuária perde um grande entusiasta da raça Brahman no Brasil

O criador da raça Brahman, Álvaro de Oliveira Lima, faleceu nesta segunda-feira de Carnaval; pecuarista do interior de São Paulo era um grande defensor da raça no país

“A raça Brahman está de luto. Faleceu nesta segunda-feira o criador Álvaro de Oliveira Lima, proprietário do Brahman AOL, em Lupércio/SP. Ele era conselheiro da ACBB e sempre atuou em defesa da raça e da pecuária brasileira. A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) solidariza-se com a esposa, filhas e toda a família neste momento de profunda dor.” – disse a associação em mensagem nas redes sociais.

Álvaro era proprietário da Fazenda Barra Grande no município de Lupércio, interior do estado de São Paulo, trabalhava com a seleção de gado da raça Brahman, marca AOL, há 20 anos e comercializa touros e novilhas ao mercado. Álvaro dividia seu tempo com a pecuária mas também era cirurgião dentista e professor na Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente (Fopp) e na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), desde 1988.

O pecuarista sempre pregou que o gado Brahman e seus cruzamentos são rústicos, com alto potencial de desempenho e resultados rápidos em resposta ao tratamento alimentar, engorda à pasto, semi-confinamento e confinamento.

Álvaro-de-Oliveira-Lima Brahmana AOL
Foto: Divulgação

“Álvaro era um grande amigo, muito ligado a família, criador muito proativo, a família muito unida todos acompanham o desenvolvimento da atividade pecuária e dos projetos com melhoramento genético. Tínhamos parcerias em investimento em animais de genética superior na raça Brahman.” – lamenta o médico veterinário Alex Miyasaki, doutorando em ciência animal.

Álvaro também tinha uma paixão pela família, sempre que podia envolvia suas filhas na lida com o gado, em suas redes sociais é possível ver diversos registros desses momentos na fazenda da família.

Foto: Arquivo pessoal

Falar sobre o nosso é Pai, é falar sobre amor, proteção, cuidado e dedicação. Nosso pai nos encheu de alegrias diariamente, cuidou pra que tivéssemos muita firmeza e segurança. Fez de nós pessoas fortes. Nos ensinou, desde o nascimento, o amor pelo campo e pelas coisas simples. O Brahman foi sua paixão, continuaremos seu legado com muito amor! Brilhe ainda mais, pai! Com amor, Família AOL – Celi, Fa, Fer e Ma” – depoimento enviado pela sua filha, Flávia Lima.

Em entrevista recente, Álvaro destaca porque escolheu fazer o melhoramento genético da raça no Brasil. “E quando nós trouxemos o Brahman há pouco mais de 20 anos ao Brasil, o brasileiro começou a modificar o Brahman, fazendo um Brahman funcional à pasto, logo, evoluímos na produção de carne, no acabamento da carcaça e esse gado vai estar pronto mais cedo de uma forma mais rústica.” – disse Álvaro.

Álvaro sempre foi uma liderança, inclusive era presidente do Núcleo de Criadores de Presidente Prudente e Região no extremo Oeste do Estado de São Paulo.

Confira a Nota de Falecimento do Núcleo de Criadores

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do estimado Presidente do Núcleo dos Criadores de Presidente Prudente e região, Álvaro de Oliveira Lima, ocorrido nesta data. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações e na comunidade pecuarista, onde ele era não apenas um líder exemplar, mas também um grande exemplo como pai, amigo e pecuarista dedicado.

Álvaro foi um verdadeiro pilar em nossa comunidade, dedicando sua vida ao desenvolvimento e crescimento do setor pecuário em nossa região. Sua paixão pelo trabalho e seu compromisso com a excelência serviram de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

Além de suas realizações profissionais, Álvaro também deixou um legado como um homem de família amoroso e um amigo leal. Sua gentileza, sabedoria e generosidade serão lembradas para sempre por aqueles que tiveram a honra de compartilhar momentos preciosos ao seu lado.

Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos aqueles cujas vidas foram tocadas pela presença inspiradora do nosso Presidente. Que encontrem conforto na certeza de que seu legado perdurará eternamente em nossas memórias e corações.

Descanse em paz, querido Álvaro. Sua partida deixa uma lacuna irremediável, mas seu espírito e seu exemplo continuarão a guiar-nos adiante, lembrando-nos sempre do valor da dedicação, da amizade e do amor pela vida.

A nota foi assinada por Felipe Montenegro, Secretário do Núcleo de Criadores de Presidente Prudente e região.

Alvaro Oliveira Lima - campeao touro brahman
Foto: Divulgação

O Brahman AOL, de Álvaro, também participava das provas de eficiência e performance da raça, inclusive, em 2022 o animal de registro MR AOL ARI 445 foi um dos campeões de eficiência da 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula. A prova tem o objetivo de identificar animais com extrema qualidade de carcaça, capazes de atender as demandas do mercado de carne de qualidade, com velocidade de ganho de peso e uniformidade de qualidade. A competição dura 90 dias e ocorreu no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu.

Casa-Branca-e-bicampea-nas-femeas-participantes-da-2-Prova-de-Eficiencia-e-Performance-Brahman-Boi-Com-Bula-foto-divulgacao-1
Foto: Divulgação

Brasil se consolida como grande criador de Brahman

Formada nos EUA, a raça Brahman é fruto de cruzamentos de zebuínos da Índia e do Brasil introduzidos naquele país na década de 1920, especialmente Guzerá, Nelore, Gir e Indubrasil. Presente em mais de 70 países, a raça foi introduzida oficialmente em solos brasileiros em 1994, passando a ser registrada pela ABCZ e desde então vem obtendo excelentes resultados produtivos.

Uma raça que tem ganhado cada vez mais adeptos no país, completará neste ano, 30 anos das primeiras importações oficiais de animais para o Brasil. Seu crescimento trouxe alguns bons resultados, recentemente produziu dois grandes campeões, o melhor touro e vaca da raça Brahman do mundo em 2020.

Melhor touro do mundo
Foto: Divulgação

Em janeiro de 2018, o Brahman CABR Mussambê 2264 foi eleito “Melhor Touro Brahman do Mundo” durante a FWSSR Brahman Show, em Fort Worth no estado do Texas nos Estados Unidos. O touro brasileiro é oriundo da seleção de Casa Branca Agropastoril, de Paulo Marques, e propriedade do criador e de Wilson Roberto Rodrigues, Charles Maia e Paulo Scatolin. Já em 2020 no mundial da raça, a matriz CABR Riva 2731 consagra-se Campeã Mundial Fêmea da Raça Brahman.

brahman americano
Foto: Divulgação

Brahman, que significa ‘um novo ciclo’, realmente representou uma divisão de águas na pecuária norte-americana, tornando possível uma atividade de corte rentável, usando-os como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas.

Segundo a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), atualmente, é possível encontrar rebanhos da raça praticamente em todo o mundo, como Brasil, México, Paraguai, Argentina, Bolívia, Panamá, Estados Unidos e Austrália. E são essas diversificações que tornam as conquistas nacionais ainda mais especiais.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM