Pecuarista reforma pasto e triplica produção, veja o vídeo!

Pecuarista reforma pasto e triplica produção, veja o vídeo!

PARTILHAR
Fonte: Senar

Produtor de Mato Grosso do Sul diz que com curso, aprendeu a focar na pastagem e não somente no animal; ‘me considero até um agricultor de braquiária’.

Com foco no manejo adequado e reforma da área de pastagem, o produtor Clizaldo Duó conseguiu triplicar a capacidade de bovinos em sua propriedade, localizada no município de Inocência. A conquista só foi possível a partir da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, que modificou a forma de trabalho e a administração da empresa rural. Esse é o caso de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“Eu estava praticamente desistindo da atividade. Pela planilha de custo pude ver que não estava tendo lucro. Foi quando apareceu o primeiro curso do Senar/MS. A diferença é tão grande que não dá para comparar. Sou uma pessoa motivada, pois voltamos a ter lucro e vejo futuro na pecuária”, comentou.

Os ensinamentos sobre pastagem foram tão relevantes, que o produtor afirma que mudou sua forma de pensar e agir em vários âmbitos.

“A principal diferença foi na minha cabeça mesmo, já que aprendi a focar na pastagem e não somente no animal. Percebemos que com um pasto bom, o animal engorda sem problemas. Me considero até um agricultor de braquiária. É uma visão mais moderna do que a do pecuarista de antigamente, que ia no curral e olhava somente o gado, e nada da pastagem”, complementa.

E as mudanças na prática se transformaram em resultados positivos também no bolso.

“Tendo outra mentalidade, a gente mudou a maneira de explorar a atividade e, hoje, a propriedade triplicou a capacidade de produção. Antes, ficava com poucos animais e pasto raspado. Um projeto que deu muito certo foi o piqueteamento. Funciona e dá lucro! Todas essas mudanças promovidas pelo Senar/MS me transformaram em empresário rural”, ressalta.

“Sou um produtor antes e após a Assistência Técnica, graças aos técnicos e supervisores. Quem não atender a essas orientações só tem a perder. O Senar transformou minha vida, minha propriedade. Hoje, tenho prazer de vir aqui e ver meus animais bem, dando retorno”, conclui.

Transformando Vidas

Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações no meio rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com