Pecuarista triplica produção de leite

Pecuarista triplica produção de leite

PARTILHAR
vaca holandesa leite
Foto Divulgação.

Com o curso do Senar o impacto da capacitação na produção de leite foi tão positivo que merece ser compartilhado com os colegas, confira!

O produtor de leite Onofre Oliveira, de Mogi das Cruzes (SP), triplicou a produção de leite após fazer um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Eu carregava um balde de leite. Agora, são três”, conta o pecuarista, animado. Ele diz que a quantidade de queijo fabricado aumentou tanto que a família não dá conta de consumir tudo. “Estou vendendo também”, afirma.

Oliveira é um dos produtores de leite que estão conseguindo driblar os desafios da produção com ajuda dos cursos oferecidos pelo Senar de São Paulo. Mas, segundo o coordenador do Senar Alexandre Gomes, no começo os pecuaristas ficam receosos. “Eles perguntam: ‘será que funciona? Vão querer algo em troca? Vou ter que mudar a forma de manejo?’ Existe muita desconfiança”, diz. Mas, ele garante, isso acaba quando as vacas começam a dar saltos de produtividade.

Antes do curso de pecuária leiteira, Fernando Tomtski precisava buscar capim fora da propriedade para alimentar suas vacas. “Hoje, a gente produz esse alimento dentro da propriedade, o que faz dela sustentável”, conta.

Na fazenda de Tomtski, o pasto foi organizado em 32 piquetes. “A gente tem uma rotação, cada dia entra em um. Depois de fechar, fazemos a adubação nitrogenada”, explica o pecuarista.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com