Período da Seca: Conheça os desafios e soluções para o seu gado...

Período da Seca: Conheça os desafios e soluções para o seu gado a pasto

PARTILHAR
nelore seca
Foto: João Newton

Dentre os vários desafios do pecuarista, o período da seca pode ser considerado um dos maiores, pois é uma época crítica do ano na qual a produção forrageira e o desempenho dos animais são diretamente afetados.

A chegada da seca traz vários desafios produtivos e questionamentos, tais como:

  • Como manter o crescimento da recria?
  • Como manter a lotação das pastagens?
  • Como manter minhas vacas com bom escore para reprodução?
  • Como engordar animais para o abate?

Durante este artigo vamos ajudá-lo a esclarecer algumas destas questões.

O que acontece com as pastagens no período de seca?

Para superar essas dificuldades e definirmos a melhor estratégia, precisamos entender um pouco mais sobre o que acontece com os nutrientes contidos nas pastagens nessa época do ano.

A queda na qualidade e na quantidade das pastagens consequentemente diminui a digestibilidade e a disponibilidade de nutrientes para os animais.

O principal nutriente limitante na seca é a PROTEÍNA e a sua suplementação tem como objetivo adequar os teores de nitrogênio para melhorar a digestibilidade, taxa de passagem e consumo de forragem.

Como compensar a perda de proteína no pasto?

Para a suplementação proteica podemos fornecer proteína de origem vegetal (farelos) e/ou fornecer substrato para os micro-organismos presentes no RÚMEN produzirem esse complemento de proteína, que é de excelente qualidade (origem microbiana), desde que sejam fornecidos os ingredientes básicos como NITROGÊNIO e ENERGIA.

A energia pode ser obtida com a fermentação da fibra das pastagens secas, já o nitrogênio pode ser obtido de duas formas: com o fornecimento de FARELOS (exemplos: farelo de soja, farelo de algodão, farelo de amendoim) e/ou com o fornecimento de UREIA.

Dentre as duas opções, dependendo do objetivo proposto, o fornecimento de ureia é a alternativa de melhor custo-benefício, pois tem grande quantidade de Nitrogênio/kg de produto com preços atrativos.

O fornecimento de Nitrogênio + Energia de forma balanceada promove o crescimento da população de bactérias no rúmen potencializando a digestibilidade das pastagens e a produção de proteína (de origem microbiana).

Suplementação X Objetivo

Depois de entendido um pouco mais sobre o que acontece com as pastagens no período seco, chegou a hora de definir o nosso objetivo (reprodução, crescimento, engorda) e adequar o melhor tipo de suplemento de acordo com a disponibilidade e qualidade de forragem para atingirmos a meta de produção.

5 dicas para fazer uma boa transição de aguas-seca-aguas

Veja matéria completa aqui.

Fonte: DSM Tortuga

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com