Perspectiva do milho: produção e exportação devem cair em 2024

Possível equilíbrio entre oferta e demanda deve vir com o recuo nas exportações – as vendas externas podem ser limitadas.

Enquanto a produção brasileira de milho deve ser menor neste ano, o consumo interno pode crescer, sobretudo por parte dos setores de proteína animal e da pujante indústria de etanol produzido a partir do cereal no País.

Segundo pesquisadores do Cepea, um possível equilíbrio entre oferta e demanda deve vir com o recuo nas exportações – as vendas externas podem ser limitadas pelo menor excedente doméstico.

Os preços deste começo de 2024, por sua vez, estão bem abaixo dos verificados há um ano, contexto que reduz as margens e que, somado às incertezas quanto aos impactos do El Niño sobre a produtividade, diminui o interesse de agricultores pela semeadura de milho – alguns já sinalizam que não devem aumentar a área. Na B3, os valores futuros apontam patamares maiores no segundo semestre.

Fonte: Cepea

VEJA TABÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM