Plano Safra será lançado em 17 de junho, diz Governo

Plano Safra será lançado em 17 de junho, diz Governo

PARTILHAR
plano safra colhetadeira soja
Foto: Giovane Rocha

A nova data foi anunciada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta sexta-feira, 5, durante live promovida por empresa de consultoria.

O lançamento do Plano Safra 2020/2021 tem novo dia para ser realizado: 17 de junho. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou a nova data na última sexta-feira, 5, durante live com a MZR Consultoria. “O Plano Safra nós vamos anunciar no dia 17. Isso já está marcado”, afirmou.

No dia 22 de maio, durante entrevista ao vivo no programa Mercado e Companhia, o secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio, havia declarado que o lançamento do próximo plano agrícola e pecuário seria realizado no dia 15 de junho. Na ocasião, Sampaio também avisou que a data poderia sofrer pequenas mudanças por conta do cerimonial. Na manhã desta segunda, 8, o secretário explicou que a alteração foi decidida pela ministra após realizar reunião com o ministro da Casa Civil, o general Walter Braga Netto.

De acordo com Sampaio, a cerimônia de lançamento está prevista para ser realizada no Palácio do Planalto de forma “reservada”. Não há detalhes oficiais sobre o evento. O secretário de Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, adiantou que, a princípio, o cerimonial estaria marcado para às 11h com transmissão ao vivo feita pela TV Brasil.

A Secretária de Comunicação da Presidência da República ainda não confirma a presença do presidente Jair Bolsonaro no evento. De acordo com a assessoria, a confirmação só pode ser realizada na próxima semana.

Agricultura Familiar

O secretário Fernando Schwanke informou que no dia 18 de junho, às 10h, será realizada uma transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Agricultura no Youtube intitulada “Agricultura Familiar no novo Plano Safra”. A ministra Tereza Cristina, acompanhada do secretário, deve explicar as particularidades e condições do plano agrícola para a agricultura familiar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) havia solicitado ao ministério a criação de um Plano Safra diferenciado para a agricultura familiar. Schwanke explicou que o setor não terá um programa isolado, mas que as particularidades do pequeno produtor estão incluídas no Plano e serão explicadas durante essa transmissão do dia 18.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com