‘Plante com a Klabin’ incentiva produtores do Sul a diversificar renda

PARTILHAR
Leguminosas no meio do eucalipto
Foto: Ana Lucia Ferreira / Embrapa

Novo programa da Klabin é oportunidade segura para aliar atividades rurais com plantio de pínus e eucalipto e complementar a renda e o portfólio produtivo por meio da silvicultura.

Produtores rurais do Paraná agora possuem uma nova alternativa para diversificar sua renda e transformar a produção no campo, com garantia de compra e preço na venda em contrato.

A iniciativa ‘Plante com a Klabin’ convida pequenos, médios e grandes produtores a se juntarem a um programa de expansão florestal com o objetivo de estimular a integração entre atividades agropecuárias e o cultivo de pínus e eucalipto.

O programa é uma oportunidade para complementar a renda e o portfólio produtivo por meio da silvicultura. Parceiros do ‘Plante com a Klabin’ também se beneficiam com outras vantagens, como plena assistência técnica do início ao fim do plantio e consultoria para certificações e manejos sustentáveis, de acordo com o site da iniciativa.

À frente do projeto está a empresa centenária Klabin que, em 2019, anunciou a expansão de sua capacidade de produção nos segmentos de celulose e de papéis para embalagem com o projeto Puma II. 

Para suprir a capacidade anual de papel Kraftliner, produzido 100% a partir do mix de fibras virgens de pínus e eucalipto, a Companhia elaborou estratégias práticas para aumentar sua matéria-prima. Entre elas está a iniciativa ‘Plante com a Klabin’, que alinha a expertise dos produtores à demanda de produção da empresa. 

Segundo a Companhia, a grande novidade do programa é a garantia de compra da madeira, o que assegura que os proprietários rurais saibam o destino certo do plantio e o valor mínimo que receberão por ele. 

Para garantir um processo justo e seguro, a Klabin também afirma que “escutou proprietários rurais do Paraná para buscar atender a suas expectativas em relação às parcerias florestais”. A ideia é que o programa esclareça e modifique alguns mitos comuns em relação ao plantio de pínus e eucalipto, demonstrando que esse é um tipo de investimento rentável e positivo, que valoriza a terra e a produção rural.

Como participar?

Podem se tornar parceiros do ‘Plante com a Klabin’ produtores rurais com propriedades localizadas no estado do Paraná, na região dos Campos Gerais e arredores de até 150 km das cidades de Telêmaco Borba e Ortigueira.

São três as modalidades de contrato de parceria:

Permuta de Insumos e Serviços: nesta modalidade, a Klabin implanta e maneja a floresta em seus primeiros anos. Após o prazo, as manutenções ficam a cargo do proprietário, que poderá contar com apoio técnico da empresa. 

Permuta de Mudas: aqui, a Klabin fornece as mudas para que o produtor rural implante a floresta, podendo contar também com assistência técnica da empresa para a manutenção. 

Garantia de Preço: já nesta modalidade, é o produtor quem planta utilizando seus próprios recursos, e a Klabin garante o preço mínimo de compra para a produção futura.

Outros benefícios

Além de torná-los parceiros de uma empresa sólida, o ‘Plante com a Klabin’ também aproxima os produtores rurais da economia verde e beneficia o empreendedorismo local por meio de uma cultura baseada na sustentabilidade e no agronegócio de base florestal. 

Tudo isso colabora para o desenvolvimento da região Sul e do país, movimentando a oferta de empregos no campo, a lucratividade dos patrimônios e a disponibilidade de recursos naturais.

As vantagens também se estendem para o meio ambiente, já que o plantio de pínus e eucalipto auxilia na retenção do dióxido de carbono da atmosfera, contribuindo para o combate às mudanças climáticas. Se manejadas de forma sustentável, essas florestas também atuam na fertilização e na proteção dos solos bem como na manutenção da biodiversidade local.

Se interessou?

Para participar do ‘Plante com a Klabin’, é necessário entrar em contato com a empresa através de algum dos canais de atendimento.

Telefone: 0800 728 0607 
E-mail: plantecomaklabin@klabin.com.br 
Site: www.plantecom.klabin.com.br 

Interessados também podem preencher um cadastro on-line no site.

Fonte: Klabin

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com