Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Plantio da safra de soja 2023/24 alcança 61% da área no Brasil, diz AgRural

O porcentual alcançado na semana manteve o plantio de soja da safra 2023/24 como o mais baixo desde a temporada 2020/21.

O plantio da safra de soja 2023/24 alcançou 61% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira (9), em comparação com 51% uma semana antes e 69% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. O porcentual alcançado na semana manteve o plantio da safra 2023/24 como o mais baixo desde a temporada 2020/21, informou a consultoria.

Com a manutenção da irregularidade das chuvas em Mato Grosso, a ausência de volumes significativos nas previsões para o estado e uma nova onda de calor, a AgRural antecipou sua revisão de safra, que estava marcada para o início de dezembro, e cortou a expectativa de produção mato-grossense em 1,1 milhão de toneladas.

Com o ajuste, a produção do Brasil caiu dos 164,6 milhões de toneladas estimados no fim de outubro (calculados com base em linhas de tendência de produtividade, usadas tradicionalmente até a revisão de dezembro) para 163,5 milhões de toneladas.

Segundo a AgRural, dependendo do comportamento do clima, novos cortes poderão ser feitos na estimativa de produção de Mato Grosso ainda antes do fim de novembro. A nova revisão pode ocorrer “por causa do impacto do tempo quente e seco sobre o desenvolvimento inicial das lavouras plantadas mais recentemente e também sobre as áreas mais adiantadas, que já estão em floração e formação de vagens”. Além disso, a necessidade de replantio continua avançando no estado.

O tempo mais quente e seco também preocupa os produtores dos outros estados do Centro-Oeste e também de áreas do Norte/Nordeste e até do Sudeste. No Sul, o tempo mais seco da semana passada foi bom para o avanço do plantio e para o desenvolvimento das lavouras em áreas que enfrentam excesso de umidade. Novas chuvas previstas para os próximos dias, porém, tendem a prejudicar o ritmo do plantio, especialmente no Rio Grande do Sul.

Milho

A área estimada para o milho verão 2023/24 estava 76% semeada até quinta-feira, 9, no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 66% uma semana antes e 70% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Apesar do excesso de umidade, a maior parte das lavouras se desenvolve bem nos três Estados do Sul, onde o plantio já está praticamente encerrado.

Fonte: Estadão Conteúdo

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM