Plantio de soja da safra 2021/22 alcança 78% da área total, diz AgRural

PARTILHAR
Foto: Alexis Prappas

A AgRural destaca em comunicado que os trabalhos estão praticamente finalizados, ou muito próximos do fim, nos Estados de calendário mais antecipado.

São Paulo, 16 – O plantio da safra de soja 2021/22 atingiu 78% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira, 11, com bom avanço sobre os 67% de uma semana antes e mantendo vantagem sobre o ano passado, quando 70% da área estava plantada. O levantamento é da AgRural e foi apresentado na segunda-feira, 15, feriado nacional de Proclamação da República.

A AgRural destaca em comunicado que os trabalhos estão praticamente finalizados, ou muito próximos do fim, nos Estados de calendário mais antecipado. “A semeadura agora se concentra no Rio Grande do Sul, onde o tempo mais seco continua preocupando os produtores, e no Matopiba, que tem registrado excesso de chuva em alguns pontos, mas onde o ritmo de plantio segue intenso”.

Apesar do solo mais seco, o plantio de soja avançou rapidamente no Rio Grande do Sul na semana passada. Problemas de germinação, porém, poderão ocorrer caso não chova logo. Mas a maior preocupação dos produtores é com o milho verão. Em áreas plantadas mais cedo, que já estão em pendoamento, as lavouras dão sinais de estresse hídrico e precisam de chuva o quanto antes para evitar perdas de potencial produtivo.

Até a quinta-feira, 85% da área de milho verão estava semeada no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 75% uma semana antes e 82% um ano atrás. Segundo a AgRural, a redução das chuvas também vem sendo sentida em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Nesses Estados, porém, o plantio do milho verão é mais tardio e poucas áreas estão em estádios reprodutivos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com